ARTROSE NO JOELHO E OBESIDADE

ARTROSE NO JOELHO E OBESIDADE

A obesidade é o fator de risco número um para o desenvolvimento de artrose no joelho. O excesso de peso sobrecarrega os joelhos, causando a artrose, que é o desgaste da cartilagem que reveste os ossos dentro da articulação. Além da sobrecarga mecânica, as células gordurosas produzem fatores inflamatórios que contribuem para o desenvolvimento da artrose. Pessoas obesas podem reduzir muito o risco de ter artrose no joelho ou evitar a sua progressão se perderem algum peso. O ideal seria voltar a ter o peso corporal dentro da faixa de normalidade para evitar esse tipo de problema.

ARTROSE E CIRURGIA DE PRÓTESE

Um estudo apresentado pelo Colégio Americano de Reumatologia mostrou que um programa de perda de peso reduziu significativamente a necessidade de cirurgia de prótese de joelho em pacientes obesos. O estudo mostrou também que pessoas obesas têm maior chance de desenvolver artrose severa nos joelhos, com necessidade de cirurgia, quando comparadas com pessoas com peso considerado normal. Foi demonstrado que para cada 1 quilograma de peso que o paciente ganha, os joelhos têm que suportar o equivalente a mais 4 ou 5 quilogramas de carga.

MANTER O PESO IDEAL

Cuidar do peso corporal, mantendo-o dentro da faixa de normalidade, é fundamental para evitar o aparecimento ou o agravamento da artrose no joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384