ARTRITE E ARTROSE NO JOELHO

ARTRITE E ARTROSE NO JOELHO

Artrite e artrose no joelho são duas condições médicas ortopédicas distintas que podem, eventualmente, se manifestar ao mesmo tempo. Uma pessoa com artrose no joelho tem artrite, porém uma pessoa com artrite no joelho não precisa ter, necessariamente, artrose. Como as palavras são parecidas, algumas pessoas confundem o seu uso e não entendem o seu significado. Muitas vezes o significado de uma é trocado pelo significado da outra. A confusão também existe porque um dos sinônimos de artrose é osteoartrite.

ARTRITE

Artrite significa inflamação de uma articulação. O sufixo ite indica inflamação da estrutura anatômica indicada no radical. Diversas doenças e lesões podem provocar inflamação na articulação do joelho. A artrite mais comum na articulação do joelho é aquela provocada pela doença artrite reumatóide. Mas existem outras artrites que também são relativamente comuns: osteoartrite ( artrite causada pela artrose ), artrite gotosa, artrite reumatóide juvenil, artrite psoriática, artrite séptica, artrite traumática, artrite transitória e a artrite causada pela doença lúpus eritematoso sistêmico. Um joelho com artrite não tem, necessariamente, artrose.

ARTROSE

Artrose é o processo degenerativo da cartilagem numa articulação. O sufixo ose indica doença ou degeneração da estrutura anatômica indicada no radical. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades dos ossos dentro de uma articulação. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. O processo degenerativo da cartilagem provoca inflamação na articulação. Quem tem artrose no joelho, portanto, também tem junto a artrite, o processo inflamatório. Gonartrose é o nome específico da artrose no joelho. A doença artrose é também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite.

ARTRITE ARTROSE JOELHO

SINTOMAS

Artrite e artrose no joelho podem apresentar os seguintes sintomas: dor, inchaço, articulação quente, diminuição da mobilidade, rigidez e crepitação. Como os sintomas são comuns a ambas as doenças, o diagnóstico da causa exata do processo inflamatório no joelho dependerá de exames complementares.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da artrite e da artrose do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. RX, ecografia, tomografia, ressonância magnética, exames de sangue e análise do líquido sinovial são os exames mais comumente solicitados pelos médicos especialistas para diagnosticar a causa da inflamação no joelho. O diagnóstico é fundamental para instituir o tratamento correto, uma vez que o tratamento das doenças que inflamam o joelho é totalmente distinto para cada patologia.

ESPECIALISTA

Na presença de qualquer um dos sintomas de artrite ou artrose do joelho o paciente deve consultar um médico ortopedista. O diagnóstico da causa dos sintomas e o correto tratamento, quando feitos precocemente, evitam o agravamento das patologias e as suas complicações.