TORÇÃO NO JOELHO

TORÇÃO NO JOELHO

Torção no joelho é um tipo de machucado bastante comum nos consultórios dos médicos ortopedistas e serviços de pronto-atendimento ortopédico. A torção no joelho é mais frequente em pacientes jovens e costuma acontecer, geralmente, durante a prática de esportes. O Brasil é o país do futebol e um número significativo desse tipo de machucado acontece durante uma partida de futebol.

TORÇÃO NO JOELHO

A torção no joelho é classificada, na traumatologia, como um traumatismo indireto. Traumatismos indiretos são as lesões causadas por forças torcionais. Durante uma torção no joelho os ligamentos da articulação são distendidos e podem, em traumatismos de maior energia, ser rompidos. Roturas ligamentares no joelho acometem mais comumente o ligamento colateral medial e o ligamento cruzado anterior.

LIGAMENTOS DO JOELHO

A articulação do joelho tem vários ligamentos que podem ser lesionados num traumatismo torcional. Os quatro ligamentos mais importantes do joelho são: ligamento cruzado anterior ( LCA ), ligamento cruzado posterior ( LCP ), ligamento colateral medial ( LCM ) e ligamento colateral lateral ( LCL ). Desses quatro ligamentos, o ligamento mais lesionado é o ligamento colateral medial. Felizmente a maioria das lesões do LCM são tratadas de forma conservadora. O ligamento cruzado anterior não é o mais machucado, mas as suas lesões costumam precisar de tratamento cirúrgico.

CLASSIFICAÇÃO

A torção no joelho é classificada em 3 graus. A gravidade da torção depende do grau de comprometimento ligamentar. No grau I os ligamentos foram levemente distendidos. No grau II existe lesão ligamentar parcial. No grau III há rotura ligamentar.

SINTOMAS

Pacientes que tiveram torção no joelho costumam apresentar os seguintes sintomas: dor, inchaço, equimose, falseio, bloqueio articular e incapacidade de deambulação. A intensidade dos sintomas depende do grau da torção do joelho.

TORÇÃO JOELHO

DIAGNÓSTICO

A torção no joelho é diagnosticada pelo médico especialista no exame físico do joelho e através de exames de imagem. A ressonância magnética é o exame mais importante para o diagnóstico da torção no joelho. No exame é possível identificar todas as estruturas comprometidas durante o traumatismo torcional.

TRATAMENTO

O tratamento da torção no joelho depende do grau da lesão e das estruturas que foram lesionadas. Lesões mais leves podem ser tratadas de forma conservadora com repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Lesões mais graves, onde há rotura ligamentar, podem precisar de cirurgia para reconstrução dos ligamentos lesionados. A instabilidade articular, causada pelo rompimento ligamentar, precisa ser corrigida para que a função do joelho seja restabelecida.

FUTEBOL

O Brasil é o país do futebol. Provavelmente é um dos esportes mais praticados pelos brasileiros. Um número significativo de lesões ligamentares, principalmente envolvendo o LCM e o LCA, acontecem durante a prática de futebol. Traumatismos torcionais acontecem quando o pé fica firmemente aderido ao chão, por causa das travas da chuteira, e o corpo gira sobre o joelho. Esse tipo de machucado pode acontecer durante um simples drible.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando existe uma torção no joelho.