NÃO CONSIGO ESTICAR O JOELHO

NÃO CONSIGO ESTICAR O JOELHO

Não conseguir esticar o joelho é um sintoma que causa aflição no paciente que percebe que seu joelho ficou incapaz de endireitar-se. A extensão do joelho é essencial para a locomoção. Praticamente todas as atividades funcionais do joelho exigem a extensão completa da articulação. Por esse motivo pequenas perdas na extensão do joelho provocam grande impacto na capacidade funcional. Existem várias causas que podem levar o paciente a não conseguir esticar o joelho. Essas causas podem estar acompanhadas de outros sintomas como dor, inchaço e falseios. A pessoa que não consegue esticar o joelho deve consultar um médico especialista.

NÃO CONSIGO ESTICAR O JOELHO

Não conseguir esticar o joelho totalmente provoca um grande impacto funcional porque a maioria das atividades que fazemos no dia a dia exigem a extensão completa da articulação. Sentar, levantar, andar, correr, pular, agachar, pedalar, amarrar os sapatos e ajoelhar são movimentos que precisam do endireitamento da perna em algum momento. Perder alguns graus da flexão do joelho não causa tanto impacto funcional quanto perder alguns graus da extensão. Toda pessoa com mobilidade normal do joelho deve ser capaz de esticá-lo, ou seja, deixar a perna reta. A incapacidade de endireitar a perna, que pode acontecer abruptamente ou ir se desenvolvendo com o passar do tempo, pode ter inúmeras causas. Forçar o movimento para estender o joelho pode, em casos de lesões, aumentar a gravidade da lesão e até provocar outras lesões. Dor, inchaço e falseios são outros sintomas que podem estar associados ao joelho que não estica. Diagnosticar a causa de não conseguir esticar o joelho é fundamental para o tratamento do problema.

NÃO CONSIGO ESTICAR JOELHO

BLOQUEIO ARTICULAR

Uma condição que pode impedir o joelho de esticar é o bloqueio articular. O joelho, quando bloqueado, não dobra nem estica. O bloqueio articular pode ser classificado em bloqueio verdadeiro e bloqueio falso. Bloqueio articular verdadeiro acontece quando existe alguma coisa no interior da articulação que impede os seus movimentos. Bloqueio articular falso acontece por dor e espasmos musculares causados por alguma lesão. É uma forma de proteção do nosso corpo para que a lesão não aumente. Em lesões sérias, como num caso de fratura ou rompimento ligamentar, o joelho fica bloqueado. O bloqueio articular falso é mais frequente do que o bloqueio articular verdadeiro.

CAUSAS COMUNS DE NÃO CONSEGUIR ESTICAR O JOELHO

Existem várias causas que podem impedir o movimento de extensão completa do joelho. As mais comuns são: rotura do tendão patelar, rotura do tendão quadricipital, fratura da patela, lesão meniscal, luxação patelar, lesão do ligamento cruzado anterior, artrose, corpo livre, tendinites, fraturas do fêmur distal e/ou da tíbia proximal, desequilíbrios musculares, edema ósseo, grandes derrames articulares e doenças neurológicas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa de não conseguir esticar o joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. O melhor exame para avaliar a articulação do joelho é a ressonância magnética. Exames de sangue, análise laboratorial do líquido sinovial, eletroneuromiografia e cintilografia óssea podem ajudar no diagnóstico em alguns casos.

NÃO CONSEGUIR ESTICAR O JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento da incapacidade de esticar o joelho será dirigido à causa do problema diagnosticada pelo médico especialista. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Tratamentos conservadores comuns incluem repouso, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Casos que não têm bom resultado e/ou que não possam ser tratados de forma conservadora devem ser corrigidos cirurgicamente.

ESPECIALISTA

Não é normal não conseguir esticar o joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deverá ser consultado sempre que um paciente apresentar esse sintoma.