NÃO CONSIGO DOBRAR O JOELHO

NÃO CONSIGO DOBRAR O JOELHO

Não conseguir dobrar o joelho é um sintoma que limita significativamente a capacidade do paciente de se locomover normalmente. Não conseguir dobrar o joelho limita, por exemplo, o paciente de andar, subir e descer escadas e até sentar-se confortavelmente. A impossibilidade de dobrar ou endireitar totalmente o joelho pode ter diversas causas. A condição pode ou não estar acompanhada de dor, inchaço e falseios. A pessoa que não consegue dobrar o joelho deve consultar um médico especialista.

NÃO CONSIGO DOBRAR O JOELHO

Não conseguir dobrar o joelho completamente ou não conseguir endireitar o joelho totalmente é uma condição que limita o paciente nas suas atividades do dia a dia. Essa condição médica é chamada de joelho travado ou joelho bloqueado. Ter a amplitude normal de movimentos do joelho é fundamental para quase todas as atividades diárias. Fletir e estender o joelho é necessário para caminhar, correr, suportar o peso corporal, controlar o equilíbrio corporal e amortecer os impactos dos pés contra o solo. A diminuição da amplitude de movimentos do joelho prejudica a sua função e pode predispor a articulação a desenvolver lesões. Joelhos já lesionados podem piorar a lesão original e desenvolver novas lesões, piorando o quadro de não conseguir dobrar o joelho. A limitação dos movimentos do joelho pode ter muitas causas e estar ou não associada a outros sintomas como dor, inchaço e falseios. Descobrir a causa de não conseguir dobrar o joelho é fundamental para tratar o problema corretamente.

NÃO CONSEGUIR DOBRAR O JOELHO

TIPOS DE BLOQUEIO ARTICULAR

A incapacidade de não conseguir dobrar o joelho, conhecida como bloqueio articular do joelho, pode ser classificada em dois grupos: bloqueio verdadeiro e bloqueio falso. No bloqueio verdadeiro existe alguma coisa dentro do joelho impedindo a sua movimentação completa. No bloqueio falso a movimentação do joelho está diminuída por causa de dor. O bloqueio falso do joelho é o mais comum. Ele é um mecanismo de defesa do corpo para não aumentar uma lesão e acontece por espasmos e contraturas musculares provocados pela dor.

CAUSAS COMUNS DE BLOQUEIO DO JOELHO

As causas mais comuns de não se conseguir dobrar o joelho são: lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, fratura, luxação patelar, corpos livres, bursite, tendinite e artrite. Os pacientes que apresentam alguma dessas condições se queixam, entre outras coisas, de não conseguir dobrar nem esticar totalmente o joelho. A lesão meniscal que mais causa bloqueio articular é a lesão conhecida como alça de balde. Nesse tipo de lesão um fragmento do menisco se desloca para o espaço intercondilar e bloqueia os movimentos do joelho. Nos casos de artrite as mais comuns são a artrite reumatóide e a artrite da gota.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa de não conseguir dobrar o joelho é feito pelo exame físico da articulação e também por exames de imagem. O melhor exame para avaliar a articulação do joelho é a ressonância magnética. Exames de sangue e análise laboratorial do líquido sinovial podem ser importantes para o diagnóstico das artrites.

NÃO CONSIGO DOBRAR JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento do bloqueio articular do joelho será dirigido à sua causa. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Tratamentos conservadores comuns envolvem o repouso, a imobilização, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Cirurgias podem ser necessárias em casos de lesões meniscais, roturas ligamentares, corpos livres, luxação patelar, fraturas e na artrite séptica.

ESPECIALISTA

Não é normal não conseguir dobrar o joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando o paciente apresentar esse sintoma.