ARTRITE REUMATÓIDE E ARTROSE DO JOELHO

Artrite reumatóide e artrose do joelho são duas doenças distintas que causam sintomas semelhantes e destruição da cartilagem articular. A principal diferença entre a artrite reumatóide e a artrose do joelho é a causa por trás dos sintomas. A artrite reumatóide é uma doença autoimune e a artrose do joelho é uma doença degenerativa. Entender as diferenças entre as duas patologias é fundamental para o correto tratamento.

CARTILAGEM ARTICULAR

As superfícies dos ossos dentro da articulação do joelho são revestidas por cartilagem, um tecido branco e brilhante que provê superfícies lisas e lubrificadas para que os ossos se articulem entre si, permitindo os movimentos articulares com o mínimo de atrito. A cartilagem é um tecido histológico muito delicado que possui características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Esse é o principal problema da cartilagem hialina. Ela não se regenera. Lesões e doenças que comprometam a cartilagem costumam causar danos irreversíveis à sua estrutura. A artrite reumatóide e a artrose do joelho são duas doenças que destroem a cartilagem do joelho.

ARTRITE REUMATÓIDE NO JOELHO

ARTRITE REUMATÓIDE

Artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, de causa ainda desconhecida, que destrói a cartilagem das articulações que ela acomete. O joelho é uma das articulações mais acometidas pela artrite reumatóide depois das pequenas articulações das mãos e dos pés. A membrana sinovial, que reveste as paredes internas das articulações sinoviais, é o tecido articular mais atacado pela artrite reumatóide. O intenso processo inflamatório da membrana sinovial é a principal causa da destruição da cartilagem articular. A membrana sinovial é responsável pela produção do líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica e nutre a cartilagem. Alterações na composição do líquido sinovial resultam no sofrimento e destruição da cartilagem. A artrite reumatóide afeta cerca de 1% da população mundial. As mulheres são afetadas de 2 a 3 vezes mais do que os homens. A doença pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum em pacientes entre 35 e 50 anos. O prognóstico da doença é totalmente imprevisível. Ela se manifesta de formas diferentes entre os pacientes.

ARTROSE

Artrose é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem. A causa principal do desgaste da cartilagem na artrose é mecânica. O processo inflamatório do joelho com artrose não é tão intenso quanto no joelho com artrite reumatóide. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Existem vários fatores predisponentes para o desenvolvimento de artrose no joelho. Traumatismos, excesso de uso, obesidade, atividades de alto impacto, fraqueza muscular, instabilidade articular, valgismo, varismo e má-alimentação são alguns desses fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da artrose no joelho. Com exceção dos casos de origem traumática, a artrose do joelho é mais comum em pacientes com mais de 60 anos de idade.

ARTROSE DO JOELHO

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas da artrite reumatóide e da artrose do joelho são semelhantes. Dor, inchaço, crepitação, falseios, rigidez, calor local e deformidade são observados nos joelhos que são acometidos por ambas as doenças.

Artrite reumatóide e artrose do joelho são diagnosticadas através da história clínica, exame físico da articulação e exames complementares. A evolução dos sintomas da artrite reumatóide é rápida e a evolução dos sintomas da artrose do joelho é prolongada. A artrite reumatóide tem manifestação simétrica, ou seja, os dois joelhos são afetados simultaneamente. A artrose pode acometer apenas um dos joelhos. Por se tratar de uma doença sistêmica, a artrite reumatóide é acompanhada de sintomas como fadiga, fraqueza muscular, febre e perda de peso. Os sintomas da artrose do joelho ficam restritos apenas à articulação acometida pelo desgaste condral. Os exames de imagem mais solicitados são o RX e a ressonância magnética do joelho. Uma das diferenças entre as duas patologias é que nos exames de imagem do joelho com artrose existem osteófitos e nos exames de imagem do joelho com artrite reumatóide não existem osteófitos. Exames de sangue e análise do líquido sinovial são fundamentais para o diagnóstico diferencial entre as duas doenças. Pacientes com artrite reumatóide costumam apresentar o fator reumatóide no sangue, VHS elevado, proteína C-reativa elevada e anticorpos anti-CCP. Eventualmente pode ser solicitado uma biópsia do tecido sinovial.