INSTABILIDADE DO JOELHO

Instabilidade do joelho é a sensação que o paciente refere de que o seu joelho está frouxo quando precisa suportar o peso do corpo. O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo humano. Diversas estruturas precisam estar intactas para que a estabilidade articular seja mantida durante os movimentos articulares. A instabilidade do joelho pode comprometer a qualidade de vida de uma pessoa.

INSTABILIDADE DO JOELHO

Instabilidade do joelho é a percepção que o paciente tem de que o seu joelho está frouxo, solto ou bambo quando precisa suportar o peso do corpo. A instabilidade do joelho pode ser acompanhada de outros sintomas como dor, inchaço, fraqueza, estalos e travamento. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. A estabilidade articular do joelho é dada pelos côndilos femorais, platô tibial, meniscos, cartilagem, cápsula articular, ligamentos, tendões e músculos. Todas essas estruturas precisam estar intactas para prover estabilidade ao joelho durante os seus movimentos. A estabilidade do joelho é fundamental para ficar de pé, andar, correr, pular, sentar, agachar e ajoelhar. Lesões e doenças que comprometam qualquer uma dessas estruturas anatômicas responsáveis pela estabilidade articular podem resultar em instabilidade do joelho. Um joelho instável compromete significativamente a qualidade de vida de uma pessoa porque qualquer movimento terá que ser feito com cuidado, desconforto e medo. Joelhos instáveis são responsáveis, por exemplo, por um grande número de quedas de pessoas idosas. A prática esportiva fica quase impossível quando se tem um joelho instável.

CAUSAS COMUNS DE INSTABILIDADE

As causas mais comuns de instabilidade do joelho são as lesões ligamentares, a artrose e a luxação patelar. As mulheres têm maior probabilidade de experimentar instabilidade do joelho porque têm os quadris mais largos. O excesso de peso também é um fator que pode fazer o paciente sentir o joelho mais instável devido à sobrecarga adicional que o joelho precisa suportar.

LESÕES LIGAMENTARES

O joelho tem quatro ligamentos importantes responsáveis pela sua estabilidade. Dois ligamentos ficam dentro da articulação e dois ficam nas laterais interna e externa. Os ligamentos intra-articulares são o ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior. Os ligamentos extra-articulares são o ligamento colateral medial e o ligamento colateral lateral. Lesões envolvendo qualquer desses importantes ligamentos podem deixar o joelho instável.

INSTABILIDADE JOELHO

ARTROSE

Artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das articulações. A artrose do joelho é mais comum em pessoas acima de 60 anos de idade. Pacientes com artrose no joelho, principalmente nas fases mais avançadas da doença, experimentam instabilidade articular quando deambulam devido à diminuição do espaço articular resultante do desgasta da cartilagem.

LUXAÇÃO PATELAR

Luxação patelar é o deslocamento da patela do seu sulco no fêmur. A saída da patela do lugar deixa a articulação do joelho instável. A instabilidade patelofemoral pode ser causada por uma lesão ou por alterações anatômicas no joelho como patela alta e displasia da tróclea. A luxação patelar é chamada de recidivante quando a patela sai com facilidade e frequentemente do seu lugar.

O diagnóstico de instabilidade do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. Os exames mais solicitados são o RX, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. O melhor exame para se diagnosticar as alterações anatômicas e lesões que deixam o joelho instável é a ressonância magnética.

O tratamento do joelho instável é direcionado para a causa da instabilidade. Pode ser conservador ou, em alguns casos, cirúrgico. Tratamento conservador é aquele que dispensa cirurgia. Medicamentos e fisioterapia são os tratamentos conservadores que costumam resolver a instabilidade do joelho nos casos mais simples. A cirurgia é mais comumente necessária para reconstrução de ligamentos, correção de lesões meniscais e implantação de prótese no joelho.