
EXAMES REUMATOLÓGICOS PARA O JOELHO
Exames reumatológicos para o joelho são exames solicitados para diagnosticar doenças reumáticas na articulação. O reumatismo não é uma doença única, mas um conjunto de mais de 120 doenças distintas que acometem o sistema musculoesquelético. Diversas doenças reumáticas podem acometer o joelho. O diagnóstico dessas doenças é possível com a ajuda de exames reumatológicos específicos que são solicitados pelos médicos especialistas quando existe a suspeita de reumatismo no joelho.
EXAMES REUMATOLÓGICOS PARA O JOELHO
Exames reumatológicos para o joelho são frequentemente solicitados pelos médicos especialistas para diagnosticar doenças reumáticas acometendo a articulação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é frequentemente acometido por doenças reumáticas. Reumatismo é um nome genérico para um grupo de mais de 120 doenças distintas que acometem o sistema musculoesquelético. Dor no joelho é uma das queixas mais comuns dos pacientes nos consultórios de médicos ortopedistas. Nem toda dor no joelho tem origem traumática ou em alguma lesão intra-articular. A dor no joelho pode ser um dos sintomas de uma doença reumática, principalmente em pacientes sem histórico de esforço físico ou traumatismo envolvendo a articulação. Dor, inchaço, calor local, joelho vermelho e rigidez matinal acometendo o joelho, sem causa aparente, alerta o médico para a possibilidade de os sintomas terem origem inflamatória ou autoimune. Diferenciar uma lesão de uma doença reumática é possível com os exames reumatológicos para o joelho. Doenças como artrite reumatóide, gota, lúpus e psoríase podem escolher o joelho como alvo principal. O diagnóstico precoce das doenças reumáticas que acometem o joelho é importante para o tratamento da inflamação na fase inicial, antes que a cartilagem seja destruída.
EXAMES REUMATOLÓGICOS
Os principais exames para se diagnosticar uma doença reumática no joelho são divididos em 3 grupos: exames de imagem, exames de sangue e exames do líquido sinovial.

EXAMES DE IMAGEM
Os exames de imagem mais comuns para se diagnosticar uma doença reumática no joelho são: RX, ecografia e ressonância magnética. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para analisar o joelho porque é possível ver com definição todas as estruturas que formam o joelho.
EXAMES DE SANGUE
Exames de sangue são essenciais para identificar marcadores de inflamação e anticorpos específicos relacionados às doenças reumáticas. Hemograma completo, uréia e creatinina, TGO, TGP, GGT, VHS, PCR, FAN, FR, Anti-CCP, Anti-DNA, Anti-Sm, Anti-Ro, Anti-La, Anti-Jo1, ácido úrico, HLA-B27, complemento C3 e complemento C4 são os exames mais comumente solicitados.
EXAMES DO LÍQUIDO SINOVIAL
Uma pequena amostra do líquido sinovial do joelho sintomático é colhida através de uma artrocentese. O líquido é enviado para o laboratório para ser analisado. Os principais exames solicitados são: bacterioscopia, cultura, antibiograma, presença de cristais e contagem de leucócitos.
ESPECIALISTA
Diagnosticar uma doença reumática no joelho é como montar um quebra-cabeças. É um trabalho de detetive. Raramente um único exame dá o diagnóstico final. É a combinação da história clínica detalhada do paciente, exame físico do joelho sintomático, exame físico geral e exames complementares que permite ao médico diagnosticar a doença reumática e o melhor plano de tratamento. O diagnóstico de reumatismo no joelho é feito por um médico reumatologista, após o médico ortopedista especialista em joelho descartar um problema ortopédico. Dor no joelho se causa aparente, inchaço recorrente, joelho quente, joelho vermelho, rigidez matinal e sintomas sistêmicos como febre baixa, fadiga excessiva e perda de peso são sinais de alerta para a existência de uma doença reumática.