DOR NO JOELHO NO FUTEBOL

DOR NO JOELHO NO FUTEBOL

Dor no joelho no futebol é uma grande preocupação entre atletas amadores e profissionais. A dor no joelho, quando se joga futebol ou depois de uma partida de futebol, pode ter diversas causas. Não é normal sentir dor no joelho quando se joga futebol e a persistência desse sintoma deve levar o jogador a consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Algumas lesões podem piorar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

DOR NO JOELHO NO FUTEBOL

Sentir dor no joelho quando se joga futebol ou depois de uma partida de futebol costuma deixar o jogador bastante preocupado. Atletas amadores, que jogam recreacionalmente, e atletas profissionais, que vivem do esporte, relatam que, de tempos em tempos, sentem alguma dor nos seus joelhos. A dor no joelho dos futebolistas é relativamente comum e pode ter diversas causas. A maior preocupação do jogador de futebol que sente dor no joelho é sobre a causa da dor e a sua gravidade. Existem lesões que podem precisar de tratamento cirúrgico e que afastam o jogador do futebol por vários meses do esporte até a sua completa recuperação. Em muitos casos, dependendo da natureza da lesão, o jogador não consegue voltar aos campos com a mesma desenvoltura de antes de se machucar.

LESÕES DO JOELHO

Existem diversas causas que podem provocar dor no joelho de um jogador de futebol. A articulação do joelho é bastante complexa e é formada por diversas estruturas anatômicas diferentes como ossos, cartilagem, meniscos, músculos, tendões, ligamentos, cápsula articular, vasos sanguíneos, nervos, etc… Um estudo feito na Alemanha constatou que cerca de 35% das lesões nos joelhos dos jogadores de futebol são machucados simples como escoriações, contusões e pequenas entorses, que não apresentam maior importância clínica. São machucados que provocam dor no joelho que costuma desaparecer em alguns dias à medida em que as lesões cicatrizam espontaneamente. A grande preocupação dos jogadores de futebol é sobre as lesões graves do joelho que, segundo o estudo alemão, correspondem a cerca de 15% de todas as lesões nos joelhos dos futebolistas. Dentro desse grupo de lesões graves, a lesão do ligamento cruzado anterior corresponde a 45% das lesões, seguidas de lesões nos meniscos que correspondem a 30% das lesões, lesões do ligamento colateral medial que correspondem a 15% das lesões e lesões em outras estruturas correspondendo a cerca de 10% das lesões. Quase todas as lesões desse grupo de lesões graves precisam de tratamento cirúrgico e muita fisioterapia.

DOR JOELHO FUTEBOL

DOR NO JOELHO

Não é normal sentir dor no joelho quando se joga futebol. Dor no joelho é sintoma de que alguma coisa não está bem com a articulação. A dor deve chamar a atenção do jogador de futebol se ela for persistente, se não passar sozinha dentro de alguns dias, e se estiver associada com outros sintomas como inchaço, rangidos e falseios. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado para diagnosticar a causa da dor no joelho em um jogador de futebol que apresenta esse sintoma durante ou depois de uma partida.

PREVENÇÃO

O futebol é um esporte de contato e a prática do futebol está associada a um grande número de lesões nos joelhos. A melhor maneira de prevenir lesões nos joelhos em jogadores de futebol seria não jogar futebol. Mas essa alternativa não é viável para quem adora jogar bola. Manter um bom preparo físico, principalmente dos membros inferiores, pode diminuir a gravidade das lesões que acometem frequentemente a articulação. O alongamento e o fortalecimento dos músculos do joelho é muito importante para proteger a articulação de lesões durante a prática do futebol.