
AUTOCUIDADOS PARA ARTROSE DO JOELHO
Autocuidados para artrose do joelho são as precauções que o paciente que tem a doença deve ter para evitar o seu agravamento. A artrose é uma doença degenerativa, crônica e inflamatória que pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem. O problema é que a cartilagem não se regenera e o seu desgaste é irreversível. Dor, inchaço e rangidos são sintomas comuns da artrose do joelho. A artrose do joelho é uma doença que afeta mais comumente pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença deve ser diagnosticada, tratada e acompanhada por um médico especialista. O paciente que tem artrose no joelho, e já está em tratamento, deve tomar várias precauções no dia a dia para aliviar os sintomas da doença e diminuir a velocidade da sua evolução. Os autocuidados para quem tem artrose são simples e devem ser observados sempre.
AUTOCUIDADOS PARA ARTROSE DO JOELHO
A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho. A doença é também conhecida como osteoartrite do joelho ou gonartrose. No joelho com artrose a cartilagem está em processo de degeneração. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação sinovial. No joelho existe cartilagem no fêmur distal, na tíbia proximal e na patela. A cartilagem provê uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos em contato possam se movimentar dentro do espaço articular. Os movimentos articulares são facilitados pela presença do líquido sinovial na articulação. O líquido sinovial é o lubrificante natural das nossas juntas. A artrose do joelho afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, principalmente nas fases mais avançadas da doença. A cartilagem é um tecido muito delicado que não tem capacidade de regeneração. O desgaste na cartilagem é irreversível. Por esse motivo é importante diagnosticar e tratar precocemente a doença. Dor, inchaço, rangidos, rigidez articular, deformidade e limitação dos movimentos são os sintomas mais comuns da doença. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da artrose do joelho incluem idade avançada, excesso de peso corporal, histórico familiar de artrose, lesões anteriores no joelho e sobrecarga articular. Os autocuidados para artrose do joelho ajudam a aliviar os sintomas e preservar a mobilidade do paciente. Abaixo são listados os 6 autocuidados mais importantes a serem observados pelo paciente que está em tratamento de artrose do joelho.

CONTROLE DO PESO CORPORAL
O excesso de peso corporal aumenta a pressão entre os ossos dentro da articulação do joelho. Manter um peso corporal saudável, dentro da faixa de normalidade, reduz significativamente a dor e a progressão da artrose do joelho. Pacientes com sobrepeso ou obesos têm os sintomas piorados e a velocidade de degeneração da cartilagem aumentada.
EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES
Artrose no joelho provoca dor. O paciente com o joelho dolorido movimenta menos a articulação para não sentir dor. Movimentar menos a articulação aumenta a dor. É um círculo vicioso conhecido como círculo vicioso da dor da artrose do joelho. Esse círculo vicioso precisa ser quebrado. Quem tem artrose no joelho precisa exercitar a articulação artrósica. Exercícios aliviam a dor do joelho com artrose. O cuidado que se deve ter é que os exercícios para o joelho com artrose não podem ter impacto nem provocar sobrecarga articular. Os melhores exercícios para quem tem artrose no joelho são os exercícios de baixo impacto como natação, hidroginástica, bicicleta e caminhadas leves. Alongar e fortalecer os músculos do joelho, preferencialmente com exercícios isométricos, é muito importante para aliviar os sintomas da artrose e preservar a mobilidade articular. O joelho fortalecido é também mais estável para o paciente deambular.
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Existem alimentos que provocam inflamação no corpo e alimentos que são anti-inflamatórios naturais. A artrose é uma doença inflamatória. Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como frutas, legumes, peixes ricos em ômega 3, oleaginosas e grãos integrais, contribui para o controle da inflamação do joelho com artrose. Deve-se evitar os alimentos inflamatórios. Os piores são: refrigerantes, pizza e batatas fritas.
USO DE COMPRESSAS
Compressas quentes e frias ajudam a reduzir os sintomas da artrose no joelho. Compressas frias devem ser feitas após as atividades físicas. Compressas quentes podem ser feitas pela manhã para aliviar a rigidez articular causada pela artrose. As compressas quentes devem ser evitadas nos casos onde o joelho está muito inchado.

DISPOSITIVOS ORTOPÉDICOS
Palmilhas para aumentar o amortecimento dos calçados, joelheiras e bengalas são dispositivos ortopédicos que costumam ajudar a diminuir os sintomas da artrose no joelho. A maioria dos pacientes se sente melhor quando fazem uso desses dispositivos.
EVITAR ESFORÇOS FÍSICOS
Exercícios de alto impacto e movimentos repetitivos devem ser evitados pelo paciente que tem artrose no joelho. Também deve-se evitar carregar pesos, subir e descer escadas, agachar e ajoelhar.
ESPECIALISTA
A artrose do joelho é uma doença bastante comum. Ela deve ser diagnosticada e tratada precocemente para evitar problemas no futuro. Existem vários tratamentos para a doença. Um médico ortopedista especialista em joelho deve acompanhar o tratamento da artrose do joelho. Aliviar os sintomas e diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem são os dois principais objetivos do tratamento da artrose do joelho.