CALÇADOS PARA PACIENTES COM ARTROSE NO JOELHO

CALÇADOS PARA PACIENTES COM ARTROSE NO JOELHO

O paciente que tem artrose no joelho precisa prestar muita atenção aos calçados que usa. O calçado afeta diretamente a carga aplicada ao joelho e, se não for adequado, pode agravar o desgaste da cartilagem. Vários estudos foram feitos comparando os diferentes calçados e os seus efeitos sobre os joelhos. As principais conclusões desses estudos são relacionadas ao uso de sapatos de salto alto, tênis e palmilhas.

SAPATO DE SALTO ALTO

Os sapatos de salto alto aumentam muito a sobrecarga entre a patela e o fêmur e também no compartimento medial, que é o compartimento do lado de dentro do joelho. Quanto mais alto o salto, maior a sobrecarga. Mulheres com artrose nos joelhos não devem usar sapatos de salto alto.

TÊNIS COM BOM AMORTECIMENTO

O melhor calçado para quem tem artrose nos joelhos é o tênis para caminhadas, com bom sistema de amortecimento. O tênis deve ser leve, maleável e bem confortável nos pés. Pacientes com artrose nos joelhos devem usar esse tipo de tênis no seu dia a dia.

CUIDADO COM PALMILHAS

O uso de palmilhas de silicone para elevação do arco do pé pode, em alguns pacientes, agravar o quadro de artrose porque aumentam a sobrecarga no compartimento medial do joelho. O uso de palmilhas nos sapatos de pacientes com artrose nos joelhos deve seguir orientação médica. Nunca usar palmilhas por conta própria.

WhatsApp
(41) 98824-3384