CALÇADOS PARA PACIENTES COM ARTROSE NO JOELHO

CALÇADOS PARA PACIENTES COM ARTROSE NO JOELHO

O paciente que tem artrose no joelho precisa prestar muita atenção aos calçados que usa. O calçado afeta diretamente a carga aplicada ao joelho e, se não for adequado, pode agravar o desgaste da cartilagem. Vários estudos foram feitos comparando os diferentes calçados e os seus efeitos sobre os joelhos. As principais conclusões desses estudos são relacionadas ao uso de sapatos de salto alto, tênis e palmilhas.

CALÇADOS E ARTROSE NO JOELHO

O paciente que tem artrose no joelho deve escolher corretamente os calçados que usa no seu dia a dia porque eles podem ajudar a diminuir os sintomas da artrose e, eventualmente, diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem ao diminuir os impactos que ela sofre durante a deambulação. Chinelos e sapatos baixos, por exemplo, exercem menos pressão nos joelhos do que sapatos de salto alto ou tamancos. Andar com um calçado com bom sistema de amortecimento é melhor do que andar descalço.

SAPATO DE SALTO ALTO

Os sapatos de salto alto aumentam muito a sobrecarga entre a patela e o fêmur e também no compartimento medial, que é o compartimento do lado de dentro do joelho. Quanto mais alto o salto, maior a sobrecarga. Mulheres com artrose nos joelhos não devem usar sapatos de salto alto.

TÊNIS COM BOM AMORTECIMENTO

O melhor calçado para quem tem artrose nos joelhos é o tênis para caminhadas, com bom sistema de amortecimento. O tênis deve ser leve, maleável e bem confortável nos pés. Pacientes com artrose nos joelhos devem usar esse tipo de tênis no seu dia a dia. Alguns pacientes, no entanto, preferem tênis não muito maleáveis. Para essas pessoas é possível usar um tênis um pouco mais rígido e estável, porém sempre com um bom sistema de amortecimento.

SAPATOS ARTROSE JOELHO

CUIDADO COM PALMILHAS

O uso de palmilhas de silicone para elevação do arco do pé pode, em alguns pacientes, agravar o quadro de artrose porque aumentam a sobrecarga no compartimento medial do joelho. O uso de palmilhas nos sapatos de pacientes com artrose nos joelhos deve seguir orientação médica. O paciente deve ser submetido ao exame de podobarometria computadorizado. Nunca usar palmilhas por conta própria.

CALÇADOS ARTROSE JOELHO

OS PIORES CALÇADOS

Os piores calçados para quem tem artrose no joelho são os sapatos de salto alto, tamancos e sapatos com solado rígido. Esses sapatos aumentam a pressão no joelho. Quem tem artrose no joelho precisa de calçados que diminuam a pressão articular. A escolha do calçado deve levar em consideração não apenas o aspecto da moda, mas o estresse que ele pode provocar no joelho artrósico. O calçado, para o paciente com artrose no joelho, é terapêutico, e pode ajudar no tratamento da doença.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento