ALIMENTOS PROIBIDOS PARA QUEM TEM ARTROSE NO JOELHO

Quem tem tendência a ter ou quem já tem artrose no joelho deve deixar de lado 3 alimentos que as pessoas costumam consumir bastante no nosso meio: refrigerantes, pizza e batatas fritas. Esses alimentos apresentam grande quantidade de três substâncias que são responsáveis por aumentar a inflamação no nosso corpo: açúcar refinado, gorduras saturadas e toxinas inflamatórias. Qualquer alimento que tenha essas substâncias na sua composição aumentará a inflamação no corpo. A artrose é uma doença inflamatória que pode ser piorada com uma alimentação errada.

REFRIGERANTES

Estudos divulgados pelo Colégio Americano de Cardiologia e pelo Colégio Americano de Reumatologia mostraram que o açúcar refinado é um desencadeador de inflamação no nosso corpo. Locais que já estão inflamados, como um joelho com artrose, tendem a ter a inflamação piorada, aumentando a dor e a velocidade da degeneração da cartilagem. Os refrigerantes ( bebidas açucaradas e gaseificadas ) são a principal fonte do açúcar refinado que é ingerido pelas pessoas nos países ocidentais. Quem tem artrose no joelho deve deixar de tomar refrigerantes e também evitar todos os outros alimentos que contenham açúcar refinado. O açúcar provoca inflamação no corpo através, principalmente, do processo químico da glicação. Proteínas glicadas perdem a sua função e passam a agir como substâncias inflamatórias que agridem os tecidos do nosso organismo.

PIZZA

Um estudo feito na Universidade de Harvard comprovou que a ingestão de gorduras saturadas estimula o tecido adiposo a liberar substâncias inflamatórias, o que acaba piorando o quadro clínico de quem tem artrose no joelho. A principal fonte de gordura saturada na alimentação ocidental é a pizza, que deve ser evitada por quem tem artrose no joelho. Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

BATATAS FRITAS

Um estudo feito pela Escola de Medicina do Hospital Monte Sinai, nos Estados Unidos, comprovou que, durante uma fritura, o contato do alimento com o óleo em alta temperatura produz toxinas inflamatórias que, quando ingeridas, podem agravar a degeneração da cartilagem de quem tem artrose no joelho. A principal fonte de frituras na nossa sociedade são as batatas fritas. Quem tem artrose deve evitar comer batatas fritas, bem como qualquer outro alimento que tenha sido frito. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que pessoas que comem batatas fritas duas ou mais vezes na semana têm o dobro do risco de morte prematura em comparação com as pessoas que evitam o seu consumo. O motivo é o mesmo que faz a artrose do joelho piorar: a presença de substâncias inflamatórias nas batatas depois que elas são fritas. Uma dessas substâncias é a acrilamida. A acrilamida é uma substância que se forma nos alimentos ricos em amido quando eles são submetidos à fritura.

ALIMENTOS E ARTROSE NO JOELHO

ARTROSE

Artrose é uma patologia inflamatória caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro das nossas articulações. A cartilagem é um tecido que não se regenera. A artrose é uma doença que não tem cura conhecida. Pessoas com artrose no joelho, principalmente nos graus mais avançados, podem ter a sua qualidade de vida bastante prejudicada.

PREVENÇÃO

Existem vários fatores envolvidos na gênese da doença artrose. Fatores modificáveis, como uma alimentação saudável, podem ajudar a evitar o aparecimento e/ou a evolução da doença. Existem vários alimentos que combatem a artrose do joelho. Quem tem a doença ou predisposição para desenvolvê-la deve saber que é possível prevenir a sua evolução com, entre outras coisas, a adoção de hábitos alimentares saudáveis