LINFOCITOSE SINOVIAL NO JOELHO

LINFOCITOSE SINOVIAL NO JOELHO

Linfocitose sinovial no joelho é a condição clínica caracterizada pelo aumento anormal dos linfócitos no líquido sinovial da articulação. Os linfócitos são um tipo de célula do sistema imunológico. O aumento do número de linfócitos no líquido sinovial pode indicar a presença de um processo inflamatório crônico, doença degenerativa, câncer ou a manifestação de uma doença autoimune no joelho. A linfocitose sinovial no joelho é um sinal de alerta importante para diagnósticos diferenciais em ortopedia e reumatologia.

LINFOCITOSE SINOVIAL NO JOELHO

Linfocitose sinovial no joelho é caracterizada pelo aumento anormal dos linfócitos no líquido sinovial do joelho. O líquido sinovial é o líquido lubrificante natural das articulações. Sua função é lubrificar e nutrir a cartilagem. O líquido sinovial normal contém poucas células, das quais cerca de 65% são histiócitos, 25% são linfócitos e 10% são granulócitos e sinoviócitos. Linfócito é um tipo de leucócito, ou glóbulo branco, uma célula do sistema imunológico do nosso corpo. Os linfócitos são células muito importantes na defesa do nosso corpo contra infecções. Eles também participam da resposta imune do corpo contra células anormais, como as células cancerígenas. O aumento do número de linfócitos no líquido sinovial do joelho acontece em casos de inflamações articulares crônicas, câncer e doenças autoimunes. Em condições normais o líquido sinovial do joelho contém poucas células inflamatórias.

CAUSAS DA LINFOCITOSE SINOVIAL

A presença de linfócitos em grande quantidade no líquido sinovial pode estar associada a diversas doenças articulares. As doenças que mais provocam linfocitose no joelho são: artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, espondiloartrites, tuberculose articular e sinovite vilonodular pigmentada.

LINFOCITOSE NO JOELHO

SINTOMAS

Pacientes com linfocitose sinovial no joelho geralmente apresentam os seguintes sintomas: dor articular persistente, inchaço, calor local, rigidez articular após repouso, diminuição da mobilidade articular, febre e mal-estar geral. Esses sintomas são comuns à maioria das artrites. Daí a necessidade de se analisar laboratorialmente o líquido sinovial colhido do joelho para se fazer o diagnóstico correto da patologia.

DIAGNÓSTICO

O aumento do número de linfócitos no líquido sinovial do joelho é diagnosticado pela análise laboratorial de uma pequena quantidade de líquido sinovial aspirada do joelho sintomático através de uma punção articular. No laboratório a amostra coletada é analisada para contagem celular, presença de cristais, microbiologia e citologia. Essas análises são fundamentais para a diferenciação entre doenças infecciosas, cancerígenas, autoimunes, inflamatórias crônicas ou degenerativas. Outros exames que ajudam no diagnóstico são: exame de sangue, RX e ressonância magnética.

TRATAMENTO

O tratamento da linfocitose do joelho é dirigido ao tratamento da patologia que foi diagnosticada através dos exames complementares do joelho doente.

ESPECIALISTA

Pacientes com linfocitose na articulação do joelho são acompanhados e recebem tratamento do médico ortopedista especialista em joelho e também do médico reumatologista. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da patologia diagnosticada, seja ela infecciosa, autoimune, cancerígena, inflamatória crônica ou degenerativa, é fundamental para manutenção da saúde articular e da qualidade de vida do paciente.