
FIZ INFILTRAÇÃO NO JOELHO E CONTINUA DOENDO
Fiz infiltração no joelho e continua doendo é uma queixa que alguns pacientes podem apresentar após a injeção de medicamentos no joelho. A infiltração de medicamentos no joelho é um procedimento comum nos consultórios de médicos ortopedistas especialistas em joelho e médicos do esporte e tem como objetivos aliviar as dores e diminuir a inflamação em casos de artrose, condromalácia, condropatias, tendinites, bursites, sinovites e outras condições que provocam inflamação articular. As aplicações, no entanto, nem sempre apresentam resultados imediatos ou aliviam completamente a dor que o paciente sente no joelho. Continuar sentindo dor no joelho depois de uma infiltração pode acontecer por diversos motivos e não significa, necessariamente, que o procedimento falhou.
INFILTRAÇÃO NO JOELHO
A infiltração no joelho é o procedimento médico para aplicar medicamentos diretamente na articulação. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Por se tratar de uma articulação grande e superficial, é a articulação que mais recebe infiltrações de medicamentos. Analgésicos, anti-inflamatórios, anestésicos, toxina botulínica e ácido hialurônico são os medicamentos mais comumente injetados no joelho para o tratamento de diversas condições médicas. A indicação mais comum para se fazer uma infiltração no joelho é a redução da dor causada por intensos processos inflamatórios decorrentes de doenças e ou lesões articulares ou periarticulares. Em alguns casos a resposta ao procedimento é rápida, mas em outros casos o alívio da dor pode demorar alguns dias ou semanas. Eventualmente, a critério médico e dependendo da patologia que está sendo tratada, a infiltração pode ser repetida várias vezes.
POR QUE CONTINUA DOENDO?
Existem várias causas possíveis para a dor continuar após uma infiltração no joelho. As quatro causas mais frequentes são: tempo de ação do medicamento, inflamação crônica ou intensa, causa da dor não totalmente identificada e erro técnico. Alguns medicamentos, como o ácido hialurônico, podem demorar vários dias ou semanas para fazer efeito completo. É comum o paciente não notar alívio da dor imediatamente após a aplicação de ácido hialurônico no joelho. Inflamações crônicas ou intensas, como nos casos de artrose do joelho, podem precisar de mais infiltrações para poderem ser controladas. Outra possibilidade é que existam outras causas de dor no joelho como osteonecrose, dor irradiada da coluna lombar, dor irradiada do quadril, dor de origem vascular e neuropatias que não vão responder bem à infiltração no joelho porque o foco do problema não é intra-articular. Outra causa de não melhora da dor após uma infiltração no joelho é um erro técnico na aplicação. Existem pontos certos e de segurança para a aplicação de medicamentos na articulação do joelho. Médicos não especialistas ou com pouca experiência, e até mesmo não médicos, podem aplicar medicamentos em lugares incorretos e não indicados.

A DOR AUMENTOU!
Existem casos onde a dor no joelho pode aumentar após a aplicação de medicamentos no joelho. Isso é relativamente comum quando medicamentos anti-inflamatórios, geralmente corticóides, são injetados no espaço articular do joelho. Alguns pacientes sentem que a dor no joelho aumenta após a aplicação. Isso é absolutamente normal. A dor irá diminuir dentro de alguns dias após a aplicação.
ARTRITE SÉPTICA
A artrite séptica é a infecção do espaço articular. É uma condição rara, mas que pode acontecer se a aplicação no joelho não for feita com técnica asséptica. A assepsia e antissepsia da pele e o uso de materiais e luvas estéreis para a infiltração no joelho são essenciais para evitar uma infecção articular. Dor intensa, inchaço, calor local, vermelhidão e febre são sintomas de que um processo infeccioso está em curso e o médico que fez o procedimento deve ser imediatamente informado.
O QUE FAZER?
O paciente que recebeu uma infiltração no joelho e ainda continua com dor após o procedimento deve, inicialmente, aguardar alguns dias para que os medicamentos aplicados façam efeito. Pode também ficar em repouso, fazer compressas de gelo no joelho e tomar algum analgésico simples. Após uns dez dias, persistindo a dor, o paciente deve entrar em contato com o médico que realizou o procedimento para avaliação da resposta clínica da infiltração e indicação de novas condutas. Novos exames, terapias complementares e outros tratamentos poderão ser indicados pelo médico especialista.
ESPECIALISTA
A infiltração de medicamentos no joelho deve ser indicada e realizada por um médico ortopedista especialista em joelho. O paciente que recebeu a aplicação será acompanhado pelo médico especialista durante o tratamento da doença. A persistência da dor após a aplicação não significa que o procedimento falhou e trata-se de uma informação importante para a avaliação profissional da resposta terapêutica e, eventualmente, a indicação de novo procedimento ou terapias adicionais.