JOELHO COM ARTRITE REUMATÓIDE

JOELHO COM ARTRITE REUMATÓIDE

Artrite reumatóide no joelho é uma inflamação crônica que causa dor intensa, inchaço e diminuição da mobilidade articular. A artrite reumatóide é uma doença autoimune que acomete principalmente pacientes do sexo feminino, geralmente entre os 30 e 60 anos de idade. A doença também pode acometer pacientes do sexo masculino. A inflamação persistente do joelho provocada pela doença leva à degeneração da cartilagem e à deformidade articular. Conviver com um joelho com artrite reumatóide exige cuidados contínuos, tratamento correto e algumas mudanças no estilo de vida para manter a doença sobre controle. Preservar a mobilidade do joelho e controlar a dor são os principais cuidados que devem ser observados pelos pacientes acometidos pela doença.

JOELHO COM ARTRITE REUMATÓIDE

A artrite reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica que afeta principalmente as articulações do corpo. O joelho é uma das articulações mais acometidas pela artrite reumatóide. Uma doença autoimune é aquela onde o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos sadios do próprio corpo. Artrite é o termo médico para inflamação de uma articulação. O joelho com artrite reumatóide apresenta inflamação crônica da membrana sinovial. Essa sinovite é resultado da resposta imunológica provocada pela doença, que resulta em dor articular progressiva, inchaço, rigidez matinal, redução progressiva da mobilidade articular e deformidades. A cartilagem articular, que é o tecido branco brilhante que reveste os ossos dentro da articulação, é progressivamente destruída pela inflamação crônica causada pela doença.

CAUSAS E FATORES DE RISCO

A causa exata da artrite reumatóide ainda é desconhecida. Mas já se sabe que alguns fatores genéticos e ambientais influenciam no surgimento da doença. Predisposição genética, sexo feminino, tabagismo e infecções bacterianas e virais prévias são alguns dos fatores de risco mais conhecidos para o desenvolvimento da doença.

SINTOMAS

O joelho acometido pela artrite reumatóide pode apresentar vários sintomas que tendem a piorar com o passar do tempo se a doença não for diagnosticada e corretamente tratada. Dor, sensibilidade ao toque, inchaço, rigidez matinal prolongada, calor local, diminuição da amplitude de movimentos, estalos e rangidos são os sintomas mais comuns do joelho com artrite reumatóide.

JOELHO ARTRITE REUMATÓIDE

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de artrite reumatóide no joelho é feito pela combinação da história clínica, exame físico, exames laboratoriais e exames de imagem. RX e ressonância magnética são os exames de imagem mais solicitados pelos médicos especialistas. Em relação aos exames laboratoriais, os mais solicitados são: hemograma completo, fator reumatóide, anticorpo anti-CCP, VHS, PCR e análise completa do líquido sinovial. Os exames ajudam o médico a diagnosticar a doença, identificar a intensidade do processo inflamatório e os danos estruturais na articulação.

TRATAMENTOS

A artrite reumatóide é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Os tratamentos existentes para o joelho com artrite reumatóide objetivam controlar a inflamação, diminuir a dor e preservar a função articular. Os tratamentos mais utilizados na atualidade incluem: medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos imunossupressores, terapias biológicas, fisioterapia, exercícios de baixo impacto para o joelho e, em casos de grave comprometimento articular, a cirurgia de prótese de joelho.

CUIDADOS

O paciente com artrite reumatóide no joelho precisa tomar alguns cuidados para manter a sua qualidade de vida. Os principais cuidados são: acompanhamento médico contínuo, dieta anti-inflamatória, prática regular de atividades físicas de baixo impacto para o joelho e controle do estresse. Com esses cuidados é possível conviver bem com a doença mantendo a dor sob controle e preservando a mobilidade do joelho. O diagnóstico precoce da doença e o tratamento corretos são os segredos para uma vida ativa e com menos limitações.

ESPECIALISTA

Muitos pacientes descobrem que têm artrite reumatóide no joelho ao consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Quando o diagnóstico da doença articular é confirmado, o paciente é encaminhado para o médico reumatologista. É o reumatologista que fará o acompanhamento da doença. O médico ortopedista poderá ser solicitado mais tarde nos casos onde a cirurgia de prótese de joelho for indicada.