
GRAU DA ARTROSE DO JOELHO
Conhecer o grau da artrose do joelho é fundamental para que o médico ortopedista prescreva o melhor tratamento para o paciente. A artrose do joelho, também conhecida como osteoartrose do joelho, osteoartrite do joelho ou gonartrose, é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a artrose do joelho. Trata-se de uma doença crônica, que é mais comumente diagnosticada em pessoas com mais de 60 anos de idade. A artrose é a doença que mais acomete a articulação do joelho. Não existe ainda cura conhecida para a artrose do joelho porque a cartilagem é um tecido que não se regenera. Os tratamentos existentes para a artrose do joelho visam dois objetivos principais: diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e retardar a degeneração da cartilagem.
GRAU DA ARTROSE DO JOELHO
Artrose do joelho é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro da articulação. No joelho existe cartilagem no fêmur distal, na tíbia proximal e na patela. A função da cartilagem é prover uma superfície lisa e lubrificada para que os ossos que se articulam se movimentem entre si com o mínimo de atrito. A degeneração da cartilagem do joelho pode ser causada por diversos motivos. Envelhecimento, obesidade, lesões anteriores, traumatismos, predisposição genética, atividades físicas de alto impacto ou excesso de exercícios são as causas mais comuns da artrose do joelho. Os principais sintomas da artrose do joelho são: dor, inchaço, rigidez articular e limitação dos movimentos. Os sintomas tendem a se agravar com a evolução da doença. No começo são sintomas leves que aparecem e desaparecem de tempos em tempos. Nas fases mais avançadas da doença os sintomas podem ser bastante intensos e prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da artrose do joelho são essenciais para evitar as complicações que a doença pode causar.

ESTÁGIOS DA ARTROSE DO JOELHO
Existem várias classificações que são usadas pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho para classificar os estágios ou graus da artrose do joelho. As três classificações mais usadas são: classificação de Kellgren e Lawrence, classificação de Ahlbäck, e classificação clínica, também conhecida como classificação funcional. No nosso meio, a classificação mais utilizada é a classificação de Kellgren e Lawrence.
CLASSIFICAÇÃO DE KELLGREN E LAWRENCE
A classificação de Kellgren e Lawrence é a mais utilizada no nosso meio para classificar os graus da artrose do joelho. A classificação é baseada na análise de radiografias do joelho e leva em consideração o espaçamento articular, a presença de osteófitos, a presença de esclerose subcondral e a existência de deformidades ósseas. Conforme os achados radiográficos, a artrose do joelho é dividida em 4 graus. Grau I é a artrose leve. Grau II é a artrose moderada. Grau III é a artrose avançada. Grau IV é a artrose grave. O joelho radiograficamente normal é considerado Grau 0 para fins de comparação.

ARTROSE GRAU I
Artrose grau I é a artrose leve. Os sinais radiográficos da artrose são ainda discretos. Existe um leve estreitamento do espaço articular e pode haver pequenos osteófitos em formação.
ARTROSE GRAU II
Artrose grau II é a artrose moderada. Os sinais radiográficos já são mais evidentes. O estreitamento do espaço articular é evidente e os osteófitos são já maiores.
ARTROSE GRAU III
Artrose grau III é a artrose avançada. O espaço articular está bastante reduzido e há presença de osteófitos múltiplos e esclerose subcondral.
ARTROSE GRAU IV
Artrose grau IV é a artrose grave. A articulação está bastante comprometida. Não existe mais espaço articular, os osteófitos são múltiplos e exuberantes, a esclerose subcondral é significativa, existem geodos e também deformidade óssea.
ESPECIALISTA
Pacientes com artrose no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. O especialista irá examinar o joelho comprometido e solicitar exames de imagem. RX e ressonância magnética são os exames mais solicitados. A radiografia será útil para classificar a artrose segundo a classificação de Kellgren e Lawrence. Na ressonância magnética a extensão do comprometimento condral e lesões associadas serão avaliadas. O tratamento da artrose do joelho é individualizado para cada paciente, porque as causas e características da doença são diferentes de pessoa para pessoa. Detectar a artrose do joelho nos estágios iniciais da doença é fundamental para dar início ao tratamento que visa diminuir os sintomas e retardar a progressão do processo degenerativo da cartilagem.