EXERCÍCOS PARA CONDROMALÁCIA PATELAR

EXERCÍCIOS PARA CONDROMALÁCIA PATELAR

Exercícios para condromalácia patelar devem ser feitos com muito cuidado e com muito critério. Os exercícios devem ser feitos sob supervisão de um fisioterapeuta ou educador físico que esteja familiarizado com a condromalácia patelar. Não observar esse cuidado pode ser desastroso porque exercícios incorretos podem agravar a situação do dano à cartilagem causado pela condromalácia patelar.

EXERCÍCIOS PARA CONDROMALÁCIA PATELAR

Exercícios para condromalácia patelar são muito importantes e fazem parte de qualquer protocolo de tratamento para os joelhos acometidos pela doença condral da patela. A condromalácia é a patologia caracterizada pelo amolecimento e dano estrutural da cartilagem que reveste a patela, o osso móvel localizado na região anterior do joelho. O joelho é uma articulação que, biomecanicamente falando, funciona como uma alavanca. A força aplicada nessa alavanca, o peso do nosso corpo, é multiplicada algumas vezes por esse mecanismo de alavanca. Quando fletimos o joelho a força resultante nesse mecanismo de alavanca pode chegar de 5 até 7 vezes o peso do nosso corpo. Uma pessoa com 80 kg de peso, por exemplo, pode aplicar no joelho forças equivalentes a mais de 500 kg quando agacha, ajoelha ou usa escadas. Essa força toda, se aplicada sobre a cartilagem da patela que já está amolecida, pode piorar o dano estrutural já existente. Mas isso não significa que quem tem condromalácia patelar não pode fazer nenhum tipo de exercício com os joelhos. Na verdade os exercícios ajudam no tratamento da condromalácia patelar, mas não são todos os exercícios.

EXERCÍCIOS CONDROMALÁCIA PATELAR

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da condromalácia patelar é feito pelo exame de ressonância magnética do joelho. A ressonância magnética é fundamental porque nela podemos ver os danos na cartilagem da patela, bem como sua exata localização, extensão e profundidade. As características anatômicas da articulação patelofemoral também são analisadas nesse exame. Essa análise imaginológica permite ao médico ortopedista especialista em joelho indicar o melhor tratamento para cada caso de condromalácia patelar, bem como auxilia o fisioterapeuta e o educador físico na prescrição dos exercícios para o joelho do paciente. Como cada caso tem as suas particularidades, é possível que os exercícios para um paciente sejam contra-indicados para outro.

EXERCÍCIOS INDICADOS

Os principais exercícios para o joelho com condromalácia são os exercícios isométricos. Exercício isométrico é aquele onde a articulação não se movimenta. Exercícios isométricos para condromalácia patelar são aqueles feitos com o joelho esticado para evitar maiores danos à cartilagem da patela. Outros exercícios incluem o fortalecimento e o alongamento dos músculos do joelho, sempre evitando a flexão acima dos 30˚, e as atividades dentro da piscina. Natação e hidroginástica são excelentes exercícios para quem tem condromalácia patelar.

EXERCÍCIOS PROIBIDOS

Agachamentos, ajoelhamentos, cadeira flexora/extensora e leg-press, por exemplo, são exercícios que, na maioria das vezes, devem ser evitados por quem tem condromalácia patelar. As forças resultantes dessas flexões articulares contra resistência podem aumentar o dano à cartilagem que já está comprometida. Lembre-se sempre do mecanismo de alavanca que multiplica as forças quando o joelho é fletido. Um critério objetivo que o paciente pode usar para saber se está fazendo os exercícios adequados é a dor. Qualquer exercício que provoque dor ou aumente a dor do joelho acometido pela condromalácia deve ser evitado.

EXERCÍCIO PARA CONDROMALÁCIA

IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS

A cartilagem é um tecido avascular, ou seja, é um tecido que não tem irrigação sanguínea. A nutrição da cartilagem é feita pelo líquido sinovial, o líquido lubrificante natural que temos dentro das nossas articulações. Mas a articulação precisa de movimentos e de uma pequena compressão entre as superfícies condrais para que os condrócitos da cartilagem sejam nutridos. A condromalácia patelar é caracterizada pelo comprometimento da cartilagem da patela, que apresenta dano estrutural e está em sofrimento. Manter a viabilidade da cartilagem é essencial. Os exercícios podem ajudar na nutrição e, consequentemente, na manutenção da viabilidade da cartilagem antes do início do processo degenerativo que é chamado de artrose. Exercícios para o joelho com condromalácia são muito importantes, desde que sejam os exercícios corretos. O objetivo principal do tratamento da condromalácia patelar é não deixar a doença evoluir para artrose patelofemoral.

CUIDADO COM O FORTALECIMENTO

Fortalecer a musculatura da coxa é muito importante para manter a saúde articular do joelho. Mas os exercícios mais comuns para o fortalecimento muscular da coxa são, na sua maioria, contra-indicados para quem tem condromalácia patelar. Daí a necessidade de o paciente ter o diagnóstico correto da doença feito por um médico especialista, bem como ser acompanhado por um fisioterapeuta e/ou educador físico que compreenda a fisiopatologia da condromalácia.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A aplicação de ácido hialurônico no joelho, tratamento conhecido como viscossuplementação articular, é um dos melhores tratamentos na atualidade para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho. As aplicações diminuem a dor, a crepitação articular, a inflamação e a rigidez articular. O tecido condral é protegido pelas aplicações, cujo objetivo principal é preservar a cartilagem e impedir o avanço do dano estrutural.