FORTALECIMENTO DO JOELHO

FORTALECIMENTO DO JOELHO

O fortalecimento do joelho é muito importante para a integridade da articulação. Inúmeros estudos já comprovaram que exercícios são ótimos para diminuir a dor das articulações, principalmente do joelho, que é a maior articulação sinovial do nosso corpo. Pessoas que sentem dor no joelho têm mais dificuldade para fazer as suas atividades diárias e, por esse motivo, acabam evitando fazer exercícios com o joelho dolorido pensando que podem agravar o quadro álgico. Mas isso não é verdade. Existem formas de exercitar o joelho, de maneira segura, que são capazes de reduzir a dor articular e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida geral de quem sofre com dores no joelho.

IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS

Dor no joelho é uma queixa relativamente comum nos consultórios de médicos ortopedistas. A dor pode ter um grande impacto na vida de uma pessoa. Exercícios podem ser uma opção inteligente para ajudar a diminuir a dor no presente e evitar o seu agravamento no futuro. Músculos fortes e flexíveis ajudam na saúde geral do joelho e na vitalidade da cartilagem hialina, aumentando a resistência da articulação a lesões.

BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios de fortalecer o joelho. Os mais importantes, já comprovados por estudos científicos, são: manter a densidade óssea, melhorar a propriocepção e o equilíbrio, diminuir a incidência de lesões, diminuir a necessidade de ingestão de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, melhora da circulação sanguínea e melhora da nutrição da cartilagem. Exercícios para fortalecimento muscular também ajudam no controle do peso corporal, aumentam os níveis de energia e ajudam a ter um sono melhor. A qualidade de vida das pessoas que fazem exercícios físicos rotineiramente é melhor.

ARTROSE

Pacientes com mais de 60 anos de idade e com artrose são os que mais se beneficiam com os exercícios de fortalecimento para o joelho. Estudos mostraram que os pacientes desse grupo que fazem atividade física moderada de fortalecimento dos joelhos pelo menos três vezes na semana têm a incapacidade relacionada à artrose diminuída em até 50%. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos ( AAOS ) indica exercícios de fortalecimento do joelho como forma de diminuir os tratamentos à base de produtos farmacêuticos.

TAI CHI CHUAN

Um interessante estudo da Tufts University School of Medicine determinou que pacientes com mais de 65 anos de idade e com artrose no joelho podem melhorar sua função física e reduzir significativamente a dor articular praticando regularmente exercícios de tai chi chuan. Os pesquisadores notaram que a redução significativa da dor da artrose não era o único benefício do tai chi chuan. Eles também descobriram que o estado de saúde geral dos pacientes melhorava muito, inclusive com redução significativa dos casos de depressão.

EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO PARA JOELHO

EXERCÍCIOS NA ÁGUA

Os melhores exercícios para quem tem problemas no joelho são aqueles feitos dentro da água. Segundo cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, 400 a 500 repetições de exercícios de resistência aquática de baixo impacto diminuem a dor e melhoram significativamente a função dos joelhos dos pacientes que apresentam artrose.

EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS

Exercícios isométricos são aqueles onde há contração muscular ao mesmo tempo em que o comprimento do músculo se altera muito pouco e não há movimento articular. Esse tipo de exercício pode ser indicado para o fortalecimento muscular do joelho quando existe doença e/ou lesão articular. Os músculos são fortalecidos enquanto a articulação fica protegida.

ESPECIALISTA

Exercícios físicos, principalmente os de fortalecimento muscular, são muito benéficos para os joelhos. Mas deve-se observar que não se pode sair por aí fazendo qualquer exercício sem orientação especializada. A primeira providência é consultar um médico ortopedista especialista em joelho para receber autorização para fazer exercícios. Um educador físico e/ou fisioterapeuta deve orientar os exercícios porque cada joelho tem as suas particularidades, sendo que aqueles acometidos por artrose, sequelas de traumatismos ou lesões precisam de exercícios específicos que devem ser prescritos e supervisionados por um especialista. Exercícios feitos de maneira errada podem agravar as patologias do joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento