EXERCÍCIOS PARA JOELHO COM ARTROSE

EXERCÍCIOS PARA ARTROSE NO JOELHO

Pacientes que têm artrose no joelho precisam fazer exercícios para alongar e fortalecer os principais músculos ao redor da articulação. Músculos bem fortalecidos fornecem um bom suporte para o joelho doente e podem retardar a evolução da doença, bem como diminuir a dor. Outra razão para se fazer exercícios com o joelho artrósico é quebrar o círculo vicioso da dor da artrose do joelho: a artrose provoca dor; porque o joelho está dolorido o paciente movimenta ele menos; ao movimentar menos o joelho a dor da artrose aumenta. Esse círculo vicioso da dor pode ser interrompido com exercícios. Quem tem artrose no joelho, portanto, deve fazer exercícios com o joelho doente. Mas, no caso da artrose, os exercícios precisam ser feitos com muito cuidado. Exercícios errados podem aumentar o desgaste da cartilagem. Quem tem artrose, por exemplo, não pode fazer exercícios de impacto ou com agachamentos. Os melhores exercícios são aqueles feitos dentro da piscina. Mas existem muitos exercícios que podem ser feitos fora da água. Bicicleta e elíptico, por exemplo, são alguns deles. Abaixo eu explico para você como fazer em casa os 4 exercícios mais importantes para quem tem artrose no joelho. São exercícios simples, que devem ser feitos diariamente. Melhor de tudo: podem ser feitos sozinhos e na sua própria cama! Você precisará de uma toalha grande, de banho, ou, se preferir, pode substituir a toalha por uma faixa elástica, dessas que são usadas em clínicas de fisioterapia. A marca mais conhecida é a Thera-Band®.

THERA-BAND®

FORTALECIMENTO DO QUADRÍCEPS

O quadríceps é o músculo da região anterior da coxa. O fortalecimento do quadríceps deve ser feito com exercícios isométricos. A elevação da perna reta ou a compressão de um rolinho de toalha embaixo do joelho, mantendo a perna reta, são os exercícios mais simples para fortalecer o quadríceps.

ALONGAMENTO DOS ISQUIOTIBIAIS

Os músculos isquiotibiais são os músculos da região posterior da coxa. Você pode alongar os isquiotibiais deitado, usando uma toalha ao redor do pé. O exercício consiste em se elevar a perna esticada com a ajuda da toalha.

FORTALECIMENTO DOS GLÚTEOS

Os músculos glúteos são os músculos das nossas nádegas. Você pode fortalecê-los deitando de barriga para baixo e elevando a perna esticada.

ALONGAMENTO DA PANTURRILHA

Os músculos da panturrilha podem ser alongados também com a ajuda da toalha. Sentado, com a perna reta e a toalha ao redor do pé, basta puxar a toalha para flexionar dorsalmente o pé.

Os exercícios devem ser feitos diariamente. Cada série deverá ser feita por, pelo menos, 20 vezes. Importante lembrar que os exercícios não podem provocar dor e que você deve seguir sempre as orientações do seu médico.

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