HIDROGINÁSTICA

HIDROGINÁSTICA PARA ARTROSE NO JOELHO

Inúmeros estudos já comprovaram que a hidroginástica é a melhor forma de atividade física para quem tem artrose no joelho. A água é o ambiente ideal para exercitar o joelho artrósico sem que ele tenha que suportar o peso do corpo. As características físicas da água ( pressão hidrostática, tensão superficial e temperatura ) contribuem para o efeito terapêutico. A melhora do arco de movimento, exercícios de fortalecimento muscular e exercícios de alongamento, por exemplo, podem ser feitos com mais facilidade e efetividade quando se está dentro da água. Além disso, exercícios na água são excelentes para o sistema cardiovascular e para a saúde em geral.

CONTROLE DO PESO

Quem tem artrose no joelho deve cuidar do peso corporal. Atividades na água ajudam a perder peso sem sobrecarregar as articulações. Quem tem artrose no joelho, por exemplo, precisa fazer exercícios físicos para movimentar o joelho doente, mas deve evitar as atividades que colocam carga sobre o joelho para não aumentar o desgaste da cartilagem. A hidroginástica é uma atividade excelente para quem tem artrose no joelho porque permite os movimentos articulares sem impacto, protegendo assim a cartilagem.

FORTALECIMENTO MUSCULAR

Dentro da água é possível fazer exercícios de fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. A musculatura fortalecida protege o joelho com artrose.

CARDIOLOGISTA E ORTOPEDISTA

Importante lembrar que, antes de começar atividades físicas na água, o paciente precisa de uma avaliação médica com seu cardiologista e também orientações do seu ortopedista. Na escola de natação, profissionais qualificados ( fisioterapeutas e/ou educadores físicos ) orientarão os melhores exercícios de hidroginástica para cada caso em particular.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento