OBESIDADE

OBESIDADE: FATOR DE RISCO NÚMERO UM PARA ARTROSE NO JOELHO

A OBESIDADE é o FATOR DE RISCO NÚMERO UM para o desenvolvimento da ARTROSE NO JOELHO e que PODE SER EVITADO. O excesso de peso sobrecarrega os joelhos, causando o desgaste da cartilagem. Acredita-se, ainda, que as células gordurosas produzam fatores inflamatórios que contribuiriam para o desenvolvimento da artrose. Se você está com sobrepeso, saiba que mesmo uma modesta perda de peso reduz muito o risco de artrose dos seus joelhos e/ou a sua progressão. A pessoa obesa está mais sujeita a lesões nos seus joelhos. Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de prevenir a artrose no joelho é cuidar do peso corporal.

ESTUDO

Um estudo apresentado no encontro científico anual do Colégio Americano de Reumatologia de 2.008, em San Francisco, mostrou que um programa de perda de peso reduziu significativamente a necessidade de cirurgia de prótese do joelho no grupo de pessoas estudado e que pessoas obesas têm maior chance de desenvolver artrose severa, com necessidade de cirurgia de prótese do joelho, quando comparadas com pessoas com peso dentro da faixa considerada normal.

SOBRECARGA ARTICULAR

Estudos também mostraram que PARA CADA 1KG DE PESO QUE VOCÊ GANHA, OS JOELHOS TÊM QUE SUPORTAR O EQUIVALENTE A 3 OU 4 KG A MAIS. A cartilagem, que suporta todo o peso, acaba não aguentando a sobrecarga e começa a degenerar, no processo conhecido como artrose. O estudo mostrou também que uma pessoa obesa tem 3 a 4 vezes mais possibilidades de precisar uma cirurgia de prótese de joelho do que uma pessoa com peso normal.

EXERCÍCIOS

Os especialistas indicam exercícios leves e regulares, de baixo impacto, mais alongamentos e um pouco de exercícios de fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, junto com a manutenção do peso, para evitar o aparecimento e/ou a piora de um quadro de artrose do joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento