LESÕES NOS JOELHOS EM PESSOAS OBESAS

LESÕES NOS JOELHOS EM PESSOAS OBESAS

Não é incomum uma pessoa obesa entrar num programa de exercícios para emagrecer e acabar lesionando os joelhos. Muitos obesos decidem fazer exercícios por conta própria, sem orientação profissional, e acabam machucando os seus joelhos. É preciso muito cuidado para evitar essas lesões.

OBESIDADE

A obesidade é um problema que está ficando comum no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 40% dos adultos são obesos. Para combater a obesidade é necessário se alimentar bem e fazer exercícios físicos. Para os joelhos o problema está exatamente aí: eles podem ser lesionados durante os exercícios porque a pessoa está com o peso acima do ideal. O joelho é muito sobrecarregado porque, pelo mecanismo de alavanca, o peso do corpo que ele suporta é multiplicado algumas vezes. Uma articulação sobrecarregada fica suscetível às lesões.

EDUCADOR FÍSICO

A pessoa obesa deve fazer exercícios físicos de baixo impacto, preferencialmente na água, recebendo sempre orientação de um educador físico. O profissional criará um programa de exercícios para o paciente perder peso sem sobrecarregar as articulações da coluna vertebral e dos membros inferiores. Uma pessoa com o peso acima do ideal não deve fazer exercícios de impacto ou esforços com os membros inferiores até que o seu peso atinja a faixa de normalidade. Somente depois de atingir o peso ideal é que o paciente poderá fazer exercícios mais vigorosos e com impacto.

LESÕES NO JOELHO

Fraturas de estresse, condromalácia patelar, lesões nos meniscos e tendinite da pata de ganso são as lesões mais comuns nos joelhos de pacientes obesos.

NUTRICIONISTA

Além do educador físico, o paciente que deseja emagrecer deve contar com a ajuda de um nutricionista para aprender a se alimentar melhor. O emagrecimento é mais fácil quando se associa exercícios adequados com alimentação correta. Uma dieta equilibrada, prescrita por um nutricionista, ajuda o paciente obeso a emagrecer e manter a boa saúde.

WhatsApp
(41) 98824-3384