ARTROSE NO JOELHO - FATORES PREDISPONENTES

FATORES PREDISPONENTES PARA ARTROSE NO JOELHO

Existem fatores predisponentes, bem conhecidos e já estudados, para o desenvolvimento de artrose no joelho. Alguns desses fatores não são modificáveis. Outros, no entanto, podem ser modificados. Pacientes com artrose no joelho devem procurar dar atenção aos fatores modificáveis, que podem retardar o avanço da doença.

HEREDITARIEDADE

Há evidências de que algumas mutações genéticas podem predispor a pessoa a desenvolver artrose no joelho. Existem famílias mais propensas à artrose no joelho do que outras.

IDADE

Pessoas com mais idade têm mais artrose no joelho do que pessoas mais novas. Quase todo mundo com mais de 65 anos tem algum grau de artrose nos joelhos.

PESO

O excesso de peso corporal aumenta a sobrecarga nos joelhos. Pessoas obesas têm mais artrose no joelho do que pessoas magras.

SEXO

Mulheres têm mais artrose no joelho do que os homens.

TRAUMATISMOS

Lesões anteriores no joelho, incluindo as lesões esportivas ( LCA e menisco ), predispõe o joelho a desenvolver artrose.

ESTRESSE REPETITIVO

Certas atividades ou profissões, que exigem muitos movimentos repetitivos como agachar e ajoelhar, caminhar mais de 10 quilômetros por dia em terrenos íngremes e levantar pesos acima de 50 quilos, por exemplo, predispõem a pessoa a desenvolver artrose no joelho.

ESPORTES DE ALTO IMPACTO

Esportes de alto impacto são aqueles que têm saltos, corridas de alta velocidade e/ou de longa duração. Praticantes de futebol, voleibol, basquetebol, corridas, tênis, etc… , têm mais artrose nos joelhos.

DOENÇAS

Artrite séptica, distúrbios metabólicos e doenças reumáticas, como a artrite reumatoide e a gota, por exemplo, predispõem o joelho a desenvolver artrose.

TABAGISMO

Pessoas que fumam têm mais artrose no joelho do que os não fumantes.

DISTÚRBIOS HORMONAIS

Alterações hormonais, como a queda do estrogênio depois da menopausa, podem predispor o joelho a desenvolver artrose. Os distúrbios hormonais são mais comuns nas mulheres.

DEFORMIDADES ANGULARES

Pessoas com deformidades nos membros inferiores, como joelho varo ou joelho valgo, têm mais chances de desenvolver artrose.

RAÇA

Pessoas caucasianas, ou seja, descendentes de europeus, desenvolvem mais artrose no joelho do que pessoas de outras raças.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento