
COMO SABER SE TENHO ARTROSE NO JOELHO?
Como saber se tenho artrose no joelho? Essa é uma das dúvidas mais comuns de pacientes com mais de 35 anos que sentem dor no joelho. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem por causa da doença. A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem. Os ossos, dentro do joelho, são revestidos por uma fina camada de cartilagem hialina. A cartilagem é um tecido muito delicado e que não tem capacidade de regeneração. Quando a cartilagem do joelho se desgasta, os ossos ficam expostos e o paciente passa a sentir os sintomas da doença que, nas suas fases mais avançadas, pode ser bastante incapacitante. Diagnosticar e tratar precocemente a artrose do joelho é fundamental para evitar problemas na velhice.
COMO SABER SE TENHO ARTROSE NO JOELHO?
A articulação do joelho é a maior articulação do nosso corpo. A artrose do joelho, também conhecida como osteoartrite do joelho ou gonartrose, é o processo degenerativo da cartilagem. A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das articulações sinoviais. A sua função é prover uma superfície lisa para que os ossos em contato possam se movimentar dentro da junta. Existe cartilagem revestindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela dentro da articulação do joelho. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de artrose no joelho. O grande problema da doença é que ela é irreversível porque a cartilagem é um tecido que não se regenera. O importante é reconhecer precocemente os sintomas da doença e dar início ao tratamento correto, que deve ser acompanhado por um médico ortopedista especialista em joelho. Diagnóstico precoce e tratamento correto são essenciais para garantir a qualidade de vida do paciente. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Mas existem vários tratamentos para a doença. Todos os tratamentos são paliativos porque não regeneram a cartilagem que se desgastou. Os objetivos dos tratamentos são: diminuir o principal sintoma da doença, que é a dor, e também diminuir a velocidade de degeneração da cartilagem.

SINTOMAS DA ARTROSE NO JOELHO
Os sintomas da artrose no joelho costumam se desenvolver de forma lenta e gradual. A maioria dos pacientes, quando procuram um médico especialista, já apresentam um grau significativo da doença. No início da doença os pacientes não procuram consultar um especialista porque os sintomas são leves e costumam aparecer e desaparecer em alguns dias, mesmo sem tratamento. Daí a necessidade de se conhecer os sintomas da doença e procurar ajuda médica assim que eles aparecem. O bom prognóstico da doença depende do diagnóstico precoce e do tratamento correto. Os sintomas mais comuns da artrose no joelho são: dor, inchaço, rigidez articular, crepitação, diminuição da mobilidade e deformidade. A dor da artrose do joelho piora com o caminhar, subir e descer escadas, agachar, ajoelhar e após longos períodos em pé. O joelho com artrose costuma inchar, principalmente após esforços e no final do dia. A rigidez articular é observada ao acordar ou depois de ficar muito tempo sentado. Estalos e rangidos quando se movimenta o joelho indicam comprometimento da cartilagem. Os movimentos do joelho com artrose costumam diminuir com a evolução da doença. Nos casos avançados da artrose do joelho a articulação pode apresentar deformidades que deixam as pernas desalinhadas.
FATORES DE RISCO
Idade avançada, sexo feminino, sobrepeso, obesidade, histórico familiar de artrose, lesões anteriores no joelho, tabagismo, diabetes, doenças reumáticas e atividades repetitivas ou de impacto são os fatores de risco mais comuns para o desenvolvimento de artrose no joelho. Idade, sexo e genética são fatores não-modificáveis. Os outros fatores podem ser modificados para evitar o aparecimento ou diminuir a velocidade de evolução da doença.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da artrose do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. RX e ressonância magnética são os exames mais solicitados pelos especialistas. O melhor exame é a ressonância magnética porque mostra a cartilagem do joelho com bastante definição, permitindo ao médico avaliar a localização, a extensão e a profundidade do dano na cartilagem.
TRATAMENTO
A artrose do joelho é uma doença que não tem cura, mas existem diversas formas de tratamento para aliviar os sintomas, diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem e melhorar a qualidade de vida do paciente. A aplicação intra-articular de medicamentos à base de ácido hialurônico é um dos melhores tratamentos da atualidade. As aplicações lubrificam e protegem a cartilagem, melhoram a absorção de impactos, diminuem a inflamação, aliviam a dor e estimulam a membrana sinovial a produzir o líquido sinovial com mais ácido hialurônico.
ESPECIALISTA
A artrose do joelho é uma doença crônica que ainda não tem cura conhecida. O paciente com artrose no joelho deve fazer acompanhamento da doença com um médico ortopedista especialista em joelho. O especialista faz o diagnóstico, indica o melhor tratamento e faz o acompanhamento periódico da evolução da doença, que é diferente de paciente para paciente. Um médico especialista deve ser consultado assim que o paciente identifique um ou mais de um dos sintomas da doença.