OSTEOARTRITE DO JOELHO

Osteoartrite do joelho é a doença degenerativa da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro da articulação. Quando a cartilagem se degenera em toda a sua espessura o osso subcondral fica exposto. Nas fases mais avançadas da doença os ossos dentro do joelho ficam em contato direto entre si. A fricção óssea provoca dor, inchaço, rangidos, rigidez e deformidade no joelho. A osteoartrite do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida, mas existem tratamentos para aliviar os sintomas e retardar a velocidade da degeneração da cartilagem.

OSTEOARTITE DO JOELHO

Osteoartrite do joelho é a doença que mais acomete a articulação femorotibial e/ou patelofemoral. Ela também é conhecida como artrose ou gonartrose. A doença atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Ela começa com o amolecimento da cartilagem e progride com a sua degeneração progressiva. O processo degenerativo da cartilagem, nas suas fases mais avançadas, expõe o osso subcondral, fazendo com que os ossos que se articulam tenham contato direto entre si dentro da articulação. A osteoartite do joelho pode comprometer a articulação entre o fêmur e a tíbia e/ou a articulação entre a patela e o fêmur. A osteoartrite do joelho é mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. Quase todas as pessoas com mais de 60 anos apresentam algum grau de osteoartrite no joelho. Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa do tempo de vida das pessoas, a osteoartrite do joelho é uma doença cada vez mais comum. No passado a doença não era muito diagnosticada porque as pessoas raramente viviam mais do que 60 anos. Atualmente é comum encontrar pessoas com 100 ou mais anos de idade. A osteoartrite do joelho é uma doença incapacitante que compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes porque provoca bastante dor no joelho e diminuição da capacidade de locomoção.

OSTEOARTRITE JOELHO

CARTILAGEM

Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro de uma articulação sinovial. A cartilagem proporciona superfícies lisas e lubrificadas para que os ossos se articulem entre si, permitindo os movimentos articulares com o mínimo de atrito. A cartilagem é um tecido muito delicado que possui características fisiológicas próprias. Trata-se de um tecido que não é vascularizado nem inervado e que possui muito poucas células, os condrócitos. O grande problema da cartilagem é a sua incapacidade de se regenerar devido à sua fisiologia. A degeneração da cartilagem é um processo irreversível. A osteoartrite do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida.

Os principais sintomas da osteoartrite do joelho são: dor, crepitação, inchaço e falseio. Algum grau de rigidez articular também é comum. O paciente acometido pela doença tem dificuldade para andar. Os sintomas são leves no começo da doença e pioram com o passar do tempo. Nas fases avançadas do processo degenerativo condral algum grau de deformidade pode ser observado.

O diagnóstico da osteoartite do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem que evidenciam a doença. O melhor exame de imagem para avaliar a articulação do joelho é a ressonância magnética.

JOELHO COM OSTEOARTRITE

A osteoartrite do joelho é uma doença que ainda não tem cura conhecida porque a cartilagem degenerada não se regenera. Mesmo sendo uma doença incurável, existem vários tratamentos para diminuir a dor e a velocidade de degeneração da cartilagem. O tratamento inicial da doença é sempre conservador. Sessões de fisioterapia e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar a dor. A aplicação de ácido hialurônico no espaço articular do joelho é um excelente tratamento que apresenta bons resultados para a maioria dos pacientes. Cirurgias podem ser indicadas nas fases mais avançadas da doença quando o tratamento conservador não tem mais efetividade. A intervenção mais comum é a cirurgia de prótese de joelho.

PREVENÇÃO

Como a cartilagem é um tecido que não se regenera, o importante é fazer o diagnóstico da osteoartrite do joelho o mais precocemente possível para que o tratamento correto seja instituído. Cuidar do peso corporal, evitar o tagagismo, evitar as atividades físicas de alto impacto para o joelho e manter uma boa alimentação podem ajudar a evitar o desenvolvimento e a rápida progressão da doença.