PROBLEMAS NO JOELHO

PROBLEMAS NO JOELHO

Problemas no joelho que causam dor na articulação são bastante comuns entre os adultos e frequentemente estão associados ao desgaste resultante das atividades diárias. Caminhar, correr, subir e descer escadas, agachar e ajoelhar são atividades que estressam o joelho mecanicamente. Atletas corredores ou que praticam esportes com saltos ou giros rápidos são mais propensos a desenvolver problemas no joelho. A dor no joelho é um sintoma que pode ser apenas um incômodo ou, em algumas circunstâncias, pode ser debilitante.

PROBLEMAS NO JOELHO

Os problemas mais comuns que causam dor no joelho são decorrentes do envelhecimento, de lesões traumáticas ou de estresse repetitivo no joelho. Problemas comuns envolvem os ligamentos, meniscos, tendões e a cartilagem. O diagnóstico de um problema no joelho é feito através do exame físico da articulação pelo médico especialista, seguido de exames como raio x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e, em alguns casos, até uma artroscopia. Dependendo do tipo e da gravidade do problema no joelho, existem opções de tratamento conservadoras e com cirurgia.

JOELHO

O joelho é uma articulação vulnerável que suporta bastante estresse mecânico devido às atividades cotidianas de andar, correr, pular, agachar e ajoelhar. Ele é formado pela articulação de três ossos: fêmur, patela e tíbia. Esses ossos, dentro da articulação, são revestidos por uma camada de cartilagem. Músculos, ligamentos e tendões mantêm os três ossos unidos. O músculo quadríceps femoral, localizado na região anterior da coxa, estende o joelho. Os músculos isquiotibiais, localizados na região posterior da coxa, fletem o joelho. Os ligamentos mais importantes do joelho são: ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial e ligamento colateral lateral. Dois meniscos se interpõem entre o fêmur e a tíbia e servem como amortecedores da articulação.

PROBLEMA NO JOELHO

PROBLEMAS MAIS COMUNS

Muitos problemas do joelho são resultantes do envelhecimento natural do nosso corpo que provoca um desgaste contínuo da articulação. Lesões traumáticas e lesões resultantes do estresse mecânico do joelho também costumam provocar problemas no joelho. A rotura do ligamento cruzado anterior, as lesões meniscais, as tendinites e a artrose são as causas mais comuns de dor no joelho nos consultórios dos médicos especialistas.

ENVELHECIMENTO DO JOELHO

Os joelhos absorvem uma grande quantidade de pressão. A cada passo, por exemplo, o joelho tem que suportar cerca de uma vez e meia o peso corporal. Esse estresse mecânico contínuo, que acontece todos os dias, resulta no desgaste natural da articulação. Os músculos e ligamentos ficam mais fracos com o passar dos anos. Os meniscos e a cartilagem começam a se deteriorar. Um histórico familiar de artrose no joelho, traumatismos e estar com o peso corporal acima do ideal são fatores predisponentes que podem piorar os problemas do joelho com o envelhecimento.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho. O sintoma de dor é o principal sintoma da presença de um problema no joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado na presença de dor articular.