ENVELHECIMENTO DO JOELHO

ENVELHECIMENTO DO JOELHO

Envelhecimento do joelho é o processo natural de envelhecer da articulação, que é caracterizado por várias alterações físicas e biológicas. O joelho, assim como todo o corpo, passa por mudanças na sua estrutura e no seu funcionamento com o passar do tempo. O envelhecimento saudável dos joelhos pode evitar vários problemas para os pacientes da terceira idade.

ENVELHECIMENTO DO JOELHO

Envelhecimento do joelho é caracterizado por várias mudanças nas diferentes estruturas que formam a articulação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por diferentes estruturas que devem trabalhar em perfeita harmonia para manter a função articular normal. A articulação normal é aquela que permite todos os movimentos, em todas as suas amplitudes, ao mesmo tempo em que mantém a estabilidade. Ossos, cartilagem, ligamentos, tendões e músculos são algumas das estruturas importantes que fazem parte do joelho. À medida em que envelhecemos, os músculos do joelho ficam mais fracos, os ligamentos e tendões ficam mais frouxos e a cartilagem se degenera. Essas alterações deixam a articulação menos estável, dolorida e mais suscetível a lesões. Outros fatores como obesidade, fraqueza muscular e deficiência do alongamento muscular podem contribuir para piorar o quadro. Esses fatores aumentam o estresse articular e predispõem o joelho a sofrer lesões e/ou traumatismos. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro da articulação. A artrose é uma doença do envelhecimento do joelho e é mais comum de ser diagnosticada em pessoas com mais de 65 anos de idade. O joelho envelhecido tende a acumular gordura ao seu redor e sua pele tende a ficar flácida e escurecida.

ENVELHECIMENTO JOELHO

CUIDADOS COM O JOELHO

Alguns cuidados podem ajudar o joelho a envelhecer de maneira saudável. Manter a saúde do joelho na terceira idade é muito importante para manter a capacidade de locomoção e não sentir dor. A qualidade de vida do idoso é muito comprometida quando sua capacidade de se locomover é comprometida e/ou quando o joelho dói constantemente. Fortalecer e alongar os músculos do joelho, manter o peso corporal dentro da normalidade, praticar exercícios de baixo impacto regularmente, manter-se ativo fisicamente e manter uma dieta saudável ajudam o joelho a se manter saudável e envelhecer naturalmente.

MÉDICO ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando o paciente sentir alguma alteração ou desconforto no joelho. Dor, inchaço, rangidos e falseios são os sinais e sintomas mais comuns de que existe algum problema no joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto dos problemas do joelho ajudam a evitar os problemas articulares da velhice.