LIGAMENTO DO JOELHO ROMPIDO

LIGAMENTO DO JOELHO ROMPIDO

Ligamento do joelho rompido é o pesadelo para todo atleta porque a lesão costuma afastar o paciente das suas atividades esportivas por bastante tempo, principalmente nos casos onde o ligamento rompido precisa ser operado. A estabilidade articular depende da integridade dos ligamentos e um ligamento do joelho rompido pode deixar a articulação instável e comprometer a sua mobilidade.

LIGAMENTO DO JOELHO ROMPIDO

Ligamento do joelho rompido pode comprometer a estabilidade articular e impedir a normalidade dos movimentos. Com o joelho instável o paciente sente que o joelho falseia ou falha. Há comprometimento da deambulação. A prática de atividades esportivas pode ficar impossível quando há um ligamento do joelho rompido. A artrocinemática da articulação do joelho depende da integridade de todos os seus ligamentos.

LIGAMENTO

Ligamento é uma estrutura anatômica fibrosa, flexível, formada por tecido conjuntivo denso e pouco elástico. Ligamentos são encontrados principalmente nas articulações. Sua função é unir dois ossos e impedir que eles se desloquem ou se afastem um do outro. Eles se originam e se inserem nas enteses dos ossos. A articulação do joelho tem vários ligamentos que são responsáveis pela estabilidade da articulação. Ligamentos são lesionados em entorses articulares. Dependendo da magnitude da entorse, os ligamentos podem ser distendidos ou até rompidos. Um ligamento rompido do joelho deixa a articulação instável. A instabilidade é percebida pelo paciente como um falseio, falha ou insegurança ao deambular. A prática esportiva com um joelho instável é quase impossível. Lesões ligamentares do joelho são um pesadelo para qualquer atleta. Vários jogadores de futebol tiveram que ficar afastados dos campos por bastante tempo ou até abandonar a carreira esportiva devido a um ligamento do joelho rompido.

LIGAMENTOS DO JOELHO

A articulação do joelho tem vários ligamentos, mas os mais importantes para a estabilidade articular são os dois ligamentos cruzados, que ficam no centro da articulação, e os dois ligamentos colaterais, que ficam nas laterais da articulação. O ligamento colateral medial e o ligamento cruzado anterior são os dois ligamentos mais rompidos do joelho. No nosso meio, é comum lesionar esses ligamentos durante a prática do futebol, o esporte preferido e mais praticado pelos brasileiros.

LIGAMENTO JOELHO ROMPIDO

LIGAMENTO ROMPIDO

O rompimento de um ligamento do joelho acontece quando o ligamento é forçado a se mover numa direção errada ou quando é distendido. Esse tipo de lesão acontece mais comumente nas entorses da articulação. Entorses podem acontecer quando uma pessoa sofre torção do joelho, impactos ou quedas. Existem vários graus de lesão ligamentar, que variam de uma simples distensão até o rompimento total.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do rompimento dos ligamentos do joelho é feito pelo exame físico do joelho e por exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar um ligamento do joelho rompido. O exame confirma a lesão ligamentar e também pode revelar a existência de lesões associadas como, por exemplo, lesões nos meniscos e na cartilagem.

ROMPIMENTO LIGAMENTO JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento de uma lesão ligamentar do joelho depende do ligamento afetado e do grau da lesão. Lesões simples, como pequenas distensões, costumam ser tratadas de forma conservadora com medicamentos anti-inflamatórios, imobilização com braces e repouso. Já o rompimento de um ligamento do joelho pode precisar de tratamento cirúrgico. A cirurgia para reparar um ligamento rompido do joelho tem como objetivo devolver a estabilidade articular para que o paciente possa voltar a usar normalmente o joelho que foi machucado. Sessões de fisioterapia para joelho são indicadas em quase todos os casos.

ESPECIALISTA

O diagnóstico e o tratamento de um ligamento do joelho rompido devem ser feitos por um médico ortopedista especialista em joelho. O diagnóstico precoce da lesão ligamentar e o tratamento correto são fundamentais para o rápido retorno do paciente às suas atividades cotidianas e esportivas.

PREVENÇÃO

Lesões ligamentares do joelho podem ser prevenidas com um bom trabalho de fortalecimento e alongamento dos músculos do joelho. Músculos fortes não impedem a ocorrência de lesões ligamentares do joelho, mas podem diminuir a gravidade delas. Existem também programas específicos para melhorar a propriocepção do joelho. Muitos preparadores físicos utilizam esses treinamentos proprioceptivos durante os trabalhos físicos dos seus atletas.