EROSÃO CONDRAL PROFUNDA

EROSÃO CONDRAL PROFUNDA

Erosão condral profunda é uma expressão frequentemente encontrada nos laudos de exames de ressonância magnética do joelho. Muitos pacientes ficam apreensivos e/ou curiosos quando leem o laudo do exame do seu joelho e encontram essa expressão. Talvez você esteja lendo este texto justamente porque está procurando entender o que significa o que você leu no laudo do seu exame. Erosão condral profunda se refere a uma corrosão significativa na cartilagem do joelho, que pode estar localizada na cartilagem do fêmur, da tíbia e/ou da patela, que são os três ossos que formam a articulação do joelho. Erosão condral profunda é uma lesão importante da cartilagem. O grande problema das lesões condrais é que o tecido cartilaginoso não se regenera. Lesões envolvendo a cartilagem costumam se irreversíveis. Uma vez diagnosticadas o que se pode fazer é regularizá-las, se necessário, e instituir um tratamento para que não aumentem de tamanho e que sejam pouco sintomáticas.

EROSÃO CONDRAL PROFUNDA

Erosão condral profunda significa que existe uma lesão importante na cartilagem, comprometendo significativamente parte ou toda a sua espessura. A cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre os ossos dentro das articulações sinoviais. No joelho existe cartilagem revestindo o fêmur distal, a tíbia proximal e a patela, que são os três ossos que formam as duas articulações que existem dentro do joelho: articulação femorotibial e articulação patelofemoral. A cartilagem é um tecido muito delicado que tem características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Esse é o grande problema das lesões envolvendo a cartilagem. Ela não se regenera. As lesões condrais são irreversíveis. A expressão erosão condral profunda é muito comum nos laudos dos exames de ressonância magnética do joelho. Também pode ser encontrada na descrição cirúrgica de artroscopias do joelho.

EROSÃO CONDRAL PROFUNDA JOELHO

CAUSAS

Erosão profunda na cartilagem significa que boa parte da sua espessura foi comprometida podendo, muitas vezes, haver até exposição do osso subcondral. Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de uma lesão profunda na cartilagem do joelho. As seis causas mais comuns dessas lesões são: traumatismos, traumas repetitivos, obesidade, doenças degenerativas, alterações anatômicas e o envelhecimento natural do tecido condral. Pancadas fortes no joelho podem provocar lesões na cartilagem, assim como pequenos traumatismos repetitivos que são comuns em esportes como futebol, basquetebol, corrida e voleibol. A obesidade sobrecarrega o joelho, podendo comprometer a cartilagem a ponto de provocar uma erosão profunda. A artrose é outra causa de erosões na cartilagem do joelho. A artrose é caracterizada pela degeneração da cartilagem. É a doença que mais acomete o joelho. Alterações anatômicas no joelho também podem resultar em erosões na cartilagem por alteração biomecânica na articulação. A cartilagem, assim como todos os tecidos do corpo, também envelhece. Pessoas com mais idade podem desenvolver erosões na cartilagem do joelho devido ao envelhecimento e, consequentemente, enfraquecimento da estrutura condral.

SINTOMAS

Pacientes com erosão profunda na cartilagem do joelho podem apresentar vários sintomas. A dor é o sintoma mais comum e costuma ser localizada na região onde está a lesão condral. Estalos, rangidos, inchaço, rigidez articular, falseios e diminuição da força são outros sintomas comuns relatados pelos pacientes que têm erosão na cartilagem do joelho.

EROSÃO PROFUNDA NA CARTILAGEM

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico das lesões da cartilagem do joelho é feito pelo exame físico do joelho sintomático e por exames complementares. O exame mais importante solicitado pelo médico especialista para diagnosticar essas lesões é a ressonância magnética.

TRATAMENTO

Lesões envolvendo a cartilagem do joelho são irreversíveis porque a cartilagem não se regenera. Os objetivos do tratamento são diminuir os sintomas e não deixar a erosão na cartilagem aumentar. O tratamento inicial costuma ser conservador com repouso, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. A aplicação intra-articular de ácido hialurônico é um excelente tratamento para diminuir os sintomas e a velocidade de degeneração da cartilagem. Alguns casos podem precisar de intervenção cirúrgica. Artroscopia para toalete, condroplastia, microfraturas e mosaicoplastia são alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser indicados para o tratamento das erosões condrais profundas do joelho.

ESPECIALISTA

Pacientes com dor no joelho ou qualquer dos outros sintomas citados anteriormente devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa dos sintomas.