
CRESCIMENTO DO JOELHO
O crescimento do joelho é um processo fisiológico dinâmico e vital para a formação de um sistema locomotor saudável. Durante a infância e a adolescência é muito importante que os pais e médicos responsáveis pelas crianças observem atentamente o crescimento dos joelhos delas para evitar complicações futuras que podem ser evitadas e corrigidas quando são diagnosticadas e tratadas precocemente. É importante que os joelhos das crianças se desenvolvam de forma equilibrada.
CRESCIMENTO DO JOELHO
O crescimento do joelho é parte fundamental do desenvolvimento musculoesquelético de uma criança. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Durante o crescimento do joelho a articulação passa por diversas transformações estruturais e funcionais, desde o nascimento até o final da adolescência, período onde os pais e médicos da criança devem ficar atentos a problemas como deformidades, luxações da patela, dores ou alterações no alinhamento dos membros inferiores. O crescimento do joelho pode ser dividido em 3 fases: infância, adolescência e final da adolescência.
COMO O JOELHO CRESCE?
O joelho é formado por três ossos: fêmur, tíbia e patela. O fêmur e a tíbia são os dois maiores ossos longos do nosso corpo. Esses dois ossos se encontram na articulação do joelho. O crescimento ósseo do joelho acontece principalmente nas placas epifisárias, que são placas cartilaginosas localizadas nas extremidades dos ossos longos. A alongamento ósseo fisiológico do fêmur e da tíbia acontecem porque as placas epifisárias do fêmur distal e da tíbia proximal vão sendo gradativamente substituídas por tecido ósseo, durante a infância e a adolescência, até que se fechem completamente no término do crescimento. Isso acontece entre os 14 e 18 anos de idade, dependendo do sexo e de condições genéticas da criança.

INFÂNCIA
A fase de crescimento do joelho na infância vai do nascimento até os 10 anos de idade. Nessa fase acontece grande crescimento longitudinal do fêmur e da tíbia. A patela é formada e modelada. A cartilagem articular do joelho é mais espessa e elástica nessa fase. O joelho na infância é bastante flexível e, por esse motivo, mais suscetível a lesões envolvendo as placas epifisárias, lesões essas que são conhecidas como descolamentos epifisários.
ADOLESCÊNCIA
A fase de crescimento do joelho na adolescência vai dos 11 aos 18 anos de idade. Nessa fase o crescimento é acelerado por causa da puberdade. Os músculos do joelho se desenvolvem mais ativamente e o alinhamento articular se intensifica. As placas epifisárias começam a fechar nessa fase. Na adolescência é que podem aparecer condições médicas como a doença de Osgood-Schlatter e a condromalácia patelar.
FINAL DA ADOLESCÊNCIA
Na fase final da adolescência, ao redor dos 18 anos de idade, as placas epifisárias já estão totalmente ossificadas e termina o período de crescimento ósseo do joelho. A articulação já apresenta a sua morfologia e fisiologia adultas.

PROBLEMAS RELACIONADOS
Durante o crescimento do joelho podem acontecer alguns problemas. Desvios angulares ( joelho varo e joelho valgo ), dores do crescimento, luxação da patela, doença de Osgood-Schlatter, lesões nas placas de crescimento e alterações biomecânicas devido ao crescimento desigual dos ossos são os problemas mais comuns.
IDADE ÓSSEA
A idade óssea do joelho é a estimativa da idade biológica de uma pessoa tendo como base o grau de desenvolvimento dos ossos do joelho. Essa estimativa é feita por meio de radiografias. Trata-se de um método útil para avaliar o crescimento esquelético das crianças e adolescentes, especialmente quando existem suspeitas de distúrbios do crescimento, puberdade precoce ou atrasada, ou ainda para determinar o potencial de crescimento restante.
ESPECIALISTA
Pais, professores, educadores físicos e pediatras devem ficar atentos ao crescimento dos joelhos das crianças sob os seus cuidados. É importante monitorar o alinhamento dos joelhos, desequilíbrios musculares, o correto deslizamento da patela na tróclea femoral, deformidades e alterações da marcha. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado em casos de dúvidas ou de identificação de anormalidades.