JOELHO ESTOURADO

JOELHO ESTOURADO

Joelho estourado é uma expressão popular usada pelas pessoas em geral para dizer que o joelho está machucado. Atletas e trabalhadores que forçam muito os joelhos nas suas atividades são as pessoas que mais costumam ter o joelho estourado. Machucados nos joelhos também são comuns em crianças e adolescentes, principalmente aqueles que são mais ativos fisicamente. Os meninos, principalmente, costumam viver com os joelhos estourados.

JOELHO ESTOURADO

Joelho estourado se refere aos machucados mais comuns do joelho. O joelho pode sofrer vários tipos de lesões. Traumatismos diretos e indiretos, além dos esforços repetitivos, são as causas mais frequentes de lesões que deixam o joelho estourado. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Sua localização anatômica, no meio do membro inferior, e a sua superficialidade fazem dele uma estrutura vulnerável a traumatismos e, consequentemente, lesões. O joelho estourado, expressão bastante comum no nosso meio, se refere às lesões mais comuns da articulação. Esses machucados são: esfoladuras, contusões, lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, luxação patelar, síndrome do trato iliotibial e tendinite patelar.

ESFOLADURAS

Esfoladura é o ferimento superficial da epiderme onde ela é arrancada da derme por uma ação tangencial. Esfoladura é o arranhão. Arranhões no joelho também são conhecidos como raladuras. A maioria das crianças ativas tem os joelhos ralados de tanto brincar.

CONTUSÕES

Contusão é a lesão causada por um traumatismo direto. Contusões são também conhecidas como pancadas ou batidas. O joelho contundido pode ficar roxo, dolorido e inchado no local onde ele sofreu a pancada.

MENISCO

Os meniscos do joelho são duas estruturas formadas por fibrocartilagem. Os meniscos têm o formato de uma meia-lua. Eles ficam interpostos entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos do joelho adaptam o fêmur distal à tíbia proximal. Eles funcionam como amortecedores do joelho. Lesões meniscais podem acometer pessoas de todas as idades. Pessoas com lesão meniscal no joelho dizem ter o joelho estourado.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O ligamento cruzado anterior, ou LCA, é o principal ligamento do joelho. Ele impede a translação anterior e a rotação da tíbia em relação ao fêmur. O ligamento cruzado anterior costuma ser rompido durante uma entorse do joelho. No nosso meio, entorses do joelho são comuns no futebol. O joelho que tem o ligamento cruzado anterior rompido fica instável e o paciente sente a instabilidade articular sentindo o joelho sair do lugar ou falsear.

LUXACÃO PATELAR

Luxação patelar é o deslocamento da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho, do seu sulco no fêmur. A luxação da patela pode se tornar recidivante quando a patela fica recorrentemente saindo do seu lugar. Pacientes que apresentam luxação recidivante da patela costumam dizer que têm o joelho estourado.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial é a inflamação que aparece na região lateral do joelho entre o côndilo femoral lateral e o trato iliotibial. Trato iliotibial é a espessa aponeurose dos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo. A síndrome do trato iliotibial é comum em corredores e ciclistas.

TENDINITE PATELAR

Tendinite patelar é o processo inflamatório que acomete o tendão patelar, o forte tendão que une a patela à tíbia na frente do joelho. A tendinite patelar é comum em atletas de esportes que têm chutes, corridas e saltos. Quase todo atleta que tem tendinite patelar diz que tem o joelho estourado, que o prejudica nas atividades esportivas.