
INFILTRAÇÃO DE TRIANCIL® NO JOELHO
A infiltração de Triancil® no joelho é um procedimento bastante utilizado por médicos ortopedistas especialistas em joelho. A infiltração articular no joelho é o procedimento médico para aplicação de medicamentos diretamente dentro da articulação. Vários medicamentos podem ser aplicados no joelho para o tratamento de diversas afecções. Do grupo dos medicamentos anti-inflamatórios, os corticóides são os mais utilizados. E dentro do grupo dos medicamentos corticóides, o Triancil® é um dos mais usados para ser aplicado dentro do joelho devido às suas características de ser um potente anti-inflamatório e de ser pouco absorvido pela membrana sinovial, o que ajuda na maior duração do seu efeito intra-articular e reduz eventuais efeitos colaterais sistêmicos.
INFILTRAÇÃO DE TRIANCIL® NO JOELHO
O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele pode ser acometido por lesões e diversas doenças. Muitas doenças do joelho podem ser tratadas de forma conservadora, sem cirurgia, com a aplicação de medicamentos diretamente na articulação. A infiltração articular no joelho é o procedimento médico para aplicar medicamentos, com o uso de uma seringa com agulha, diretamente no espaço articular. Existem muitas vantagens em se aplicar remédios diretamente dentro do joelho. Ter o efeito mais intenso, mais rápido e mais duradouro são as principais vantagens. Muitas doenças do joelho exigem tratamento com remédios anti-inflamatórios, que podem ser aplicados diretamente no joelho através de uma infiltração articular. No grupo dos medicamentos anti-inflamatórios estão os medicamentos conhecidos como corticóides. E dentro do grupo dos corticóides existe um chamado triancinolona, que tem características próprias ideais para ser aplicado na articulação do joelho.

CORTICÓIDES
Corticóides são medicamentos derivados do hormônio cortisol. Eles têm forte efeito anti-inflamatório e, por esse motivo, são muito usados por médicos ortopedistas e médicos do esporte. Os corticóides mais utilizados na prática médica são: hidrocortisona, prednisona, triancinolona, betametasona e dexametasona. Eles se diferenciam entre si quanto à potência do efeito anti-inflamatório em relação ao cortisol. A triancinolona é bastante usada pelos médicos ortopedistas porque ela tem como características ser um potente anti-inflamatório e ser pouco absorvida pela membrana sinovial quando aplicada dentro do joelho. Isso faz com que o efeito anti-inflamatório da triancinolona injetada no espaço articular do joelho seja mais intenso, mais rápido e mais duradouro, além de ter a vantagem de diminuir os efeitos colaterais sistêmicos do medicamento. Triancil® é o nome comercial no Brasil da triancinolona, que é comercializada na forma de triancinolona hexacetonida.
INDICAÇÕES
A infiltração de Triancil® no joelho é ideal para aliviar dores e diminuir processos inflamatórios articulares causados por doenças inflamatórias, degenerativas e autoimunes. O procedimento é indicado para o tratamento de diversas afecções. As principais indicações clínicas são: artrose, artrites, sinovite, condromalácia, condropatias, hoffite, gota, lesões ligamentares e inflamação persistente pós-traumática ou pós-artroscopia. As infiltrações de Triancil® no joelho também podem ser feitas nos tecidos ao redor do joelho, fora do espaço articular, para o tratamento principalmente de bursites, tendinites, tenossinovites e tendinoses.
BENEFÍCIOS
Os principais benefícios da aplicação de Triancil® no joelho são: alívio rápido da dor, redução do processo inflamatório, prolongamento do intervalo de tempo entre crises de dor, diminuição do inchaço e melhora da qualidade de vida do paciente.

CUIDADOS
A infiltração de Triancil® no joelho deve ser prescrita e executada por um médico ortopedista especialista em joelho. O médico ortopedista deverá avaliar a história clínica completa do paciente, fazer o exame físico do joelho doente e analisar todos os exames complementares que foram solicitados. Se indicada a infiltração, o médico explicará ao paciente a sua indicação e como o procedimento é feito. Após a aplicação o paciente deverá ficar em repouso e evitar atividades físicas intensas por pelo menos 3 dias. Dor intensa, vermelhidão, febre ou qualquer outra reação adversa devem ser comunicadas ao médico especialista que fez o procedimento. Doses elevadas de corticóides dentro de uma articulação podem ter efeito condrotóxico. Por esse motivo a infiltração de Triancil® no joelho deve ser feita por um médico especialista, que conhece o medicamento, a dosagem correta para cada caso e a frequência correta das aplicações.
ESPECIALISTA
A infiltração de Triancil® no joelho deve ser feita por um médico ortopedista especialista em joelho por diversos motivos técnicos, clínicos e de segurança. Embora pareça um procedimento simples, ele exige conhecimento profundo da anatomia do joelho, da patologia envolvida e da técnica adequada para garantir eficácia e evitar complicações. Conhecimento anatômico preciso, diagnóstico correto da patologia, técnica de aplicação segura, avaliação dos riscos e contraindicações, acompanhamento clínico após o procedimento e experiência com infiltrações são alguns dos motivos para que a aplicação de medicamentos no espaço articular do joelho seja feito por um médico ortopedista especialista em joelho. Uma aplicação incorreta pode causar danos permanentes à articulação. O médico especialista está preparado para lidar e tratar eventuais intercorrências.