DOR NO JOELHO DO CAMINHONEIRO

DOR NO JOELHO DO CAMINHONEIRO

Dor no joelho do caminhoneiro é uma das queixas ortopédicas mais comuns entre os caminhoneiros brasileiros. A profissão de caminhoneiro tem algumas particularidades como jornadas longas de trabalho, horas seguidas dirigindo e pouco tempo para pausas para esticar as pernas e descansar. Os joelhos dos caminhoneiros acabam sofrendo devido à posição sentada por longos períodos de tempo, vibrações do veículo e esforços repetitivos. A capacidade de trabalho e a qualidade de vida do motorista de caminhão podem ser afetadas negativamente quando os joelhos estão permanentemente doloridos.

DOR NO JOELHO DO CAMINHONEIRO

Dor no joelho do caminhoneiro é um sintoma relativamente comum entre os motoristas de caminhão. A profissão de caminhoneiro exige do profissional muito mais do que apenas dirigir por longas distâncias. O caminhoneiro precisa ter resistência física, força muscular, equilíbrio emocional e muita atenção para executar o seu trabalho. Os esforços diários enfrentados por um caminhoneiro passam despercebidos pela sociedade. Ficar longas horas sentado no caminhão, muitas vezes com a postura incorreta, sobrecarrega a articulação do joelho. Nos caminhões que não têm câmbio automático o caminhoneiro precisa usar constantemente os pedais do veículo, podendo causar lesões nos joelhos pela repetição dos movimentos. Muitos caminhoneiros enfrentam problemas de obesidade, o principal fator de sobrecarga articular no joelho, que favorece o desenvolvimento da artrose, o desgaste da cartilagem articular.

SINTOMAS COMUNS

Os sintomas mais comuns no joelho relatados pelos caminhoneiros são: dor ao dobrar e esticar o joelho, inchaço, estalos, rangidos, rigidez e sensação de travamento.

PREVENÇÃO

A adoção de algumas medidas pode evitar o aparecimento da dor nos joelhos dos caminhoneiros. A principal medida é fazer exercícios de alongamento para o joelho antes, durante e depois das viagens. Pausas regulares a cada 2 horas para esticar as pernas e caminhar, ajuste correto do banco do caminhão para uma posição ergonômica, controle do peso corporal e prática de atividades físicas nos dias de folga são outras medidas que ajudam a prevenir a gonalgia nos caminhoneiros.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

O caminhoneiro que sente dor nos seus joelhos deve se preocupar e consultar um médico ortopedista especialista em joelho quando a dor for constante e intensa, a articulação inchar frequentemente e o joelho ranger com os movimentos de dobrar e esticar a perna. O médico especialista irá examinar os joelhos e depois solicitar exames complementares de imagem para diagnosticar a causa da dor e indicar o tratamento correto. A ressonância magnética é o exame de imagem mais importante para se diagnosticar as lesões e patologias do joelho. Condromalácia patelar, artrose patelofemoral, lesões meniscais, artrose e tendinites são as patologias mais frequentemente diagnosticadas nos joelhos dos motoristas de caminhão.