
BRUCELOSE NO JOELHO
Brucelose no joelho é a manifestação clínica da doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella na articulação do joelho. A brucelose é uma zoonose. Zoonoses são doenças transmitidas de animais para os seres humanos. Bovinos, caprinos, suínos e ovinos são os animais mais acometidos pela brucelose. A brucelose no joelho é a forma localizada da doença brucelose. Trata-se de uma artrite infecciosa que também é conhecida como artrite brucélica. As bactérias do gênero Brucella têm tropismo pelos tecidos da articulação do joelho.
BRUCELOSE NO JOELHO
Brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. Trata-se de uma zoonose transmitida para o ser humano pelo consumo de leite cru e laticínios não pasteurizados, contato direto com animais infectados ou suas secreções e inalação de partículas contaminadas no ar de abatedouros ou laboratórios. A articulação do joelho pode ser acometida pela forma localizada da brucelose. A brucelose no joelho pode ser confundida com artrite séptica comum ou uma doença reumatológica. A brucelose no joelho não é uma doença muito comum. O médico especialista deve estar atento a pacientes com sintomas no joelho e histórico de exposição a gado, produtos de origem animal ou ambiente rural. O diagnóstico e o tratamento precoce da doença evitam complicações como danos irreversíveis à cartilagem, deformidades, disfunção articular e cronificação da infecção no joelho.

SINTOMAS
Os sintomas sistêmicos da brucelose no ser humano são: febre ondulante ( febre baixa que vai e volta ), suores noturnos, fraqueza, cansaço, mialgia, cefaleia, perda de apetite e dores articulares. No joelho, especificamente, os sintomas da artrite brucélica variam de leves a graves, dependendo do tempo de infecção do joelho e da resposta do organismo. Os principais sintomas da brucelose no joelho são: dor, inchaço, calor local, vermelhidão, rigidez articular, claudicação e sensação de fraqueza no membro inferior do joelho afetado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de brucelose no joelho é feito pelo histórico do paciente, exame físico da articulação e exames complementares. No histórico deve ser investigado o contato com gado, consumo de laticínios não pasteurizados, profissão de risco ( veterinário, agropecuarista, funcionário de frigorífico e laboratorista ) e sintomas presentes. No exame físico do joelho devem estar presentes os sinais e sintomas da artrite brucélica. Exames laboratoriais para detectar a infecção por Brucella são: hemograma, hemocultura, cultura do líquido sinovial, PCR para Brucella sp., teste de Rosa de Bengala, teste SAT, teste ELISA e teste 2-ME. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame de imagem para identificar a extensão da infecção articular.

TRATAMENTO
O tratamento da brucelose no joelho é feito com antibióticos. A combinação de doxicilina com rifampicina é a combinação terapêutica mais prescrita. Gentamicina e estreptomicina são associados nos primeiros dias de tratamento dos casos mais graves. Repouso, analgésicos e anti-inflamatórios ajudam na diminuição dos sintomas articulares durante a antibioticoterapia.
PREVENÇÃO
A brucelose é uma doença que pode ser prevenida com alguns cuidados simples: evitar o consumo de leite cru ou laticínios não pasteurizados, usar equipamentos de proteção ao lidar com gado, vacinar os rebanhos em regiões endêmicas e manter boa higiene nos ambientes rurais e agroindustriais.