BANDAGEM PARA JOELHO

BANDAGEM PARA JOELHO

Bandagem para joelho é uma técnica usada para aliviar a dor, prevenir lesões, proteger, estabilizar e reabilitar a articulação. A bandagem do joelho é feita com a aplicação de fitas adesivas especiais, chamadas de fitas cinesiológicas, ao redor da articulação. Existem diversas técnicas de aplicação de bandagem no joelho. Elas diferem entre si quanto à finalidade desejada.

BANDAGEM PARA JOELHO

Bandagem para joelho é uma técnica preventiva e terapêutica. Fitas adesivas especiais são aplicadas ao redor da articulação com a finalidade de aliviar a dor, prevenir lesões, estabilizar e reabilitar a articulação. A bandagem para joelho é bastante usada por atletas. A prática de atividades físicas e esportivas intensas expõe o joelho à sobrecarga, impactos e lesões. Prevenir e ajudar na recuperação de lesões são as duas principais indicações para o uso da bandagem no joelho. A teoria para o uso da bandagem no joelho é baseada na ideia de que a aplicação das fitas cinesiológicas oferece suporte muscular e tração fascial para a área que está lesionada, reduzindo o estresse no local. Há também alguma alteração da propriocepção do joelho.

HISTÓRIA

A bandagem do joelho, com o uso de fitas cinesiológicas, foi inventada pelo quiroprático japonês Kenzo Kase na década de 1.970. Ele inventou uma fita elástica flexível e adesiva para ajudar nos tratamentos que ele fazia nos seus pacientes. Kenzo chamou sua fita de Kinesio Tape ( KT ) e mais tarde registrou o nome. As fitas cinesiológicas podem esticar até 100% do seu comprimento em repouso. Existem hoje no mercado diversas marcas de fitas cinesiológicas. Elas diferem entre si quanto à qualidade, durabilidade, facilidade de aplicação, elasticidade e consistência. As fitas cinesiológicas se tornaram populares por causa de um trabalho de marketing bem feito nas olimpíadas de 2.008 e 2.012. Vários atletas, de várias modalidades esportivas, participavam das competições olímpicas com bandagens aplicadas em várias partes do corpo. As fitas adesivas coloridas nos corpos dos atletas chamaram muito a atenção dos telespectadores em todo o mundo. Tiger Woods, Serena Williams e David Beckham são exemplos de atletas profissionais conhecidos que já apareceram usando fitas cinesiológicas.

BANDAGEM JOELHO

INDICAÇÕES

Bandagem para joelho é indicada nos casos onde existe dor, inflamação, inchaço, má ativação muscular, inibição muscular, diminuição da mobilidade articular, fraqueza muscular e alterações circulatórias. As principais indicações são: artrose, condromalácia patelar, tendinite, distensão muscular, síndrome do trato iliotibial e estiramentos.

CONTRA-INDICAÇÕES

As principais contraindicações para a bandagem do joelho são: lesões de pele, feridas abertas, feridas infectadas, incisões cirúrgicas, áreas afetadas por trombose, alergia ao adesivo das fitas, bebês, crianças, pacientes diabéticos e pacientes idosos devido à fragilidade da pele.

CUIDADOS NA APLICAÇÃO

Existem alguns cuidados que devem ser observados ao usar fitas cinesiológicas no joelho. As fitas devem ser aplicadas na pele limpa e seca. A aplicação deve ser feita, preferencialmente, por um médico ortopedista especialista em joelho ou um fisioterapeuta treinado na técnica. Cremes, loções, sprays, hidratantes e pomadas, se foram aplicados previamente na pele, devem ser limpos porque podem diminuir a aderência das fitas. As fitas podem ficar na pele por até 5 dias, dependendo da marca da fita. O paciente pode praticar esportes e molhar as fitas aplicadas, inclusive podendo entrar na piscina e tomar banho. As fitas não devem ser secas com secador de cabelo nem ficar expostas ao sol porque o adesivo pode aquecer rapidamente e queimar a pele. A pele deve ser monitorada quanto a reações alérgicas quando as fitas são aplicadas pela primeira vez.

FITA CINESIOLÓGICA

CUIDADOS NA RETIRADA

As fitas cinesiológicas devem ser retiradas da pele com muito cuidado. Óleo de bebê, aplicado nas fitas, ajuda a soltar o adesivo. As fitas devem ser removidas lentamente e na direção do crescimento dos pelos para não machucar a pele nem irritar os folículos pilosos. Ao retirar as fitas, use uma das mãos para enrolar a fita sobre ela mesma e a outra mão para puxar a pele na direção oposta.

BANDAGEM PARA JOELHO FUNCIONA?

À medida que a popularidade da bandagem do joelho aumentou, numerosos estudos científicos foram feitos para atestar a efetividade da técnica. A maioria dos estudos tem qualidade duvidosa e resultados controversos. Os estudos de melhor qualidade não comprovaram os efeitos físicos referidos pelos fabricantes, concluindo que as fitas cinesiológicas não funcionam. Alguns desses estudos sugeriram a possibilidade de algum efeito placebo. A técnica parece não funcionar porque foi inventada há mais de 50 anos e, durante todo esse tempo, todos os resultados dos estudos feitos foram controversos e/ou duvidosos, ou seja, não validaram a efetividade do tratamento. Duas grandes revisões sistemáticas analisaram um total de 18 dos estudos mais completos sobre a eficácia das fitas cinesiológicas. Apenas 7 estudos indicaram haver alguns benefícios moderados com o uso das fitas. A maioria dos estudos concluiu que não existem evidências científicas significativas para apoiar o uso das fitas cinesiológicas e que elas não funcionam. Alguns estudos identificaram um efeito psicológico positivo que poderia ter um efeito placebo sobre os usuários. Vários pacientes se sentem bem com a bandagem no joelho e referem ter os sintomas diminuídos, inclusive percebendo que os efeitos das fitas são um pouco diferentes dependendo da sua cor. Se um paciente acredita que a bandagem no joelho está ajudando, esse efeito pode realmente acabar acontecendo. A bandagem para joelho pode ser usada em combinação com outras técnicas de reabilitação já comprovadas. O seu uso não faz mal e muitos pacientes se sentem bem com a aplicação das fitas no joelho.