FITAS ADESIVAS PARA O JOELHO

FITAS ADESIVAS PARA O JOELHO

O TAPING é uma técnica de bandagem que se tornou popular depois de um trabalho de marketing muito bem feito nos jogos olímpicos de 2.012. Durante as competições, vários atletas, de diferentes modalidades, apareciam na TV usando aquelas fitas adesivas coloridas aplicadas em diferentes partes do corpo. O sucesso foi imediato e a moda se espalhou pelo mundo todo. O joelho é uma das articulações onde mais se aplicam essas fitas adesivas. Atletas amadores e profissionais usam as fitas para prevenir ou tratar lesões.

TÉCNICA ANTIGA

A técnica do taping foi inventada nos anos 70 no Japão. Os fabricantes dizem que a aplicação da fita adesiva, que é levemente elástica, sobre determinadas partes do corpo, ajudaria a reduzir a dor de lesões, melhoraria a circulação de sangue no local, corrigiria a função muscular e alinharia as articulações. A fita não possui medicamentos.

ESTUDOS

Vários estudos, publicados pelas principais sociedades científicas da área médica, concluíram que essas fitas adesivas coloridas não funcionam. Os efeitos físicos referidos pelos fabricantes não foram comprovados. Alguns estudos sugeriram a possibilidade de algum efeito placebo, mas até isso foi difícil de ser verificado. Sabemos que a técnica não funciona porque ela foi inventada há mais de 50 anos e seus efeitos não poderiam ser, depois de tanto tempo, controversos e duvidosos. O fato positivo é que o seu uso não faz mal e pode até ser divertido, uma vez que algumas fitas são bem coloridas.

WhatsApp
(41) 98824-3384