
TIPOS DE DOR NO JOELHO
A dor no joelho é uma das queixas mais comuns que leva o paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Trata-se de um sintoma que pode acometer pessoas de todas as idades. Ela pode surgir de forma súbita, após uma entorse ou pancada, ou se desenvolver lentamente devido ao desgaste natural da articulação. Entender os tipos de dor no joelho é fundamental para identificar a causa correta e buscar o melhor tratamento. As características da dor no joelho são muito importantes para o médico especialista diagnosticar a sua causa.
DOR NA FRENTE DO JOELHO
Dor na frente do joelho é uma das mais frequente, afetando principalmente jovens, atletas e pessoas que usam muito escadas e/ou passam muito tempo sentadas ou agachadas. Ela costuma estar relacionada à condromalácia patelar, condropatia patelofemoral, tendinite patelar e outros problemas relacionados à articulação patelofemoral. Dor ao subir e descer escadas, desconforto na frente do joelho ao ficar muito tempo sentado, sensação de pressão na frente do joelho e rangidos ao dobrar e esticar a perna são os sintomas comuns de quem se queixa de dor na frente do joelho. Esse tipo de dor tende a piorar com atividades de impacto ou exercícios que exigem a flexão profunda do joelho.

DOR NA PARTE INTERNA DO JOELHO
Dor na parte interna do joelho, também conhecida como dor medial no joelho, é a dor frequentemente associada a lesões do ligamento colateral medial, lesões do menisco medial e tendinite da pata de ganso. Sensibilidade ao toque na parte interna do joelho, dor ao girar a perna, inchaço localizado e desconforto ao caminhar em superfícies irregulares são os sintomas comuns de quem se queixa de dor na parte interna do joelho. Em casos de lesão de menisco, pode haver ainda travamento da articulação ou dificuldade de esticar totalmente o joelho.
DOR NA PARTE EXTERNA DO JOELHO
Dor na parte externa do joelho, também conhecida como dor lateral no joelho, é a dor que costuma afetar corredores e ciclistas. A causa mais comum de dor na região lateral do joelho é a síndrome do trato iliotibial ( STIT ), um processo inflamatório que acontece entre a banda iliotibial e o côndilo lateral do fêmur. Outras causas de dor na parte de fora do joelho incluem lesão do menisco lateral e problemas do ligamento colateral lateral ( LCL ). Dor aguda na parte externa do joelho, piora ao correr e sensação de queimação na região lateral do joelho são os sintomas comuns de quem se queixa de dor na parte externa do joelho.
DOR ATRÁS DO JOELHO
Dor atrás do joelho é a dor que o paciente refere sentir na região posterior da articulação. A dor atrás do joelho pode ser causada por um simples estiramento muscular ou por problemas mais sérios como o cisto de Baker, que é um acúmulo de líquido causado por inflamação. Lesões nos músculos posteriores do joelho ( isquiotibiais ) também podem provocar dor atrás do joelho. Sensação de pressão no fundo do joelho, inchaço visível na parte de trás do joelho e dor que piora ao esticar completamente a perna são os sintomas comuns de quem se queixa de dor atrás do joelho.
DOR DIFUSA
Dor difusa é a dor que não se concentra em um ponto específico. No caso do joelho, a dor é chamada de difusa quando o paciente diz que dói todo o joelho. A dor difusa no joelho está frequentemente relacionada a processos inflamatórios como artrose, artrite ou outras patologias que cursam com sinovite. Rigidez articular ao acordar, dor que piora com a movimentação prolongada, calor local, inchaço, estalos frequentes e diminuição da mobilidade do joelho são os sintomas comuns do paciente que se queixa de dor difusa no joelho.

DOR AGUDA OU CRÔNICA
Dor aguda é a dor que surge de repente e está ligada a traumatismos, quedas ou movimentos bruscos. A dor crônica é a dor que dura mais de 3 meses. Dor aguda no joelho costuma melhorar com o repouso e tratamento adequado. Dor crônica no joelho costuma estar relacionada a artrose, desalinhamento articular ou doenças inflamatórias.
ESPECIALISTA
Embora algumas dores no joelho melhorem com repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios, é recomendável consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor. Não é normal sentir dor no joelho. O paciente deve procurar o médico especialista em casos de dor intensa e constante, inchaço que não diminui, travamento do joelho, rangidos, incapacidade de apoiar o peso do corpo, febre e histórico de traumatismo. O diagnóstico precoce e o tratamento correto das lesões e doenças do joelho podem evitar sérios problemas para o paciente.