SOLTURA DA PRÓTESE DE JOELHO

SOLTURA DA PRÓTESE DE JOELHO

Soltura da prótese de joelho é uma complicação que pode acontecer após a cirurgia de artroplastia do joelho. A cirurgia de artroplastia do joelho, popularmente conhecida como cirurgia de prótese de joelho, é o procedimento cirúrgico indicado para casos de artrose avançada que não respondem mais aos tratamentos conservadores. A soltura da prótese de joelho acontece quando os implantes perdem a sua fixação, ou seja, os componentes da prótese do joelho se soltam do osso onde foram implantados. A soltura da prótese de joelho provoca dor e, em alguns casos, instabilidade articular, podendo ser necessária uma nova cirurgia.

SOLTURA DA PRÓTESE DE JOELHO

A soltura da prótese de joelho é uma complicação possível de ocorrer após a cirurgia de artroplastia do joelho. A artroplastia do joelho é a cirurgia indicada para o tratamento da artrose avançada da articulação. Nesses casos a cartilagem que reveste os ossos dentro do joelho está degenerada irremediavelmente, grandes áreas de osso subcondral estão expostas e a qualidade de vida do paciente está bastante comprometida por causa da dor e da limitação dos movimentos. Durante a cirurgia de prótese de joelho os componentes femoral, tibial e patelar da prótese são implantados na articulação e espera-se que eles permaneçam firmemente fixados aos ossos por muitos anos, geralmente de 15 a 20 anos. Em alguns casos, no entanto, a fixação pode falhar e um ou mais componentes implantados podem se soltar do osso. A soltura da prótese de joelho é classificada em asséptica ou séptica. Na soltura asséptica não existe infecção. Na soltura séptica existe infecção da prótese de joelho associada à soltura. A soltura asséptica é a forma mais comum de desprendimento dos implantes do osso.

COMPONENTES PRÓTESE DE JOELHO

CAUSAS MAIS FREQUENTES

A soltura da prótese após a cirurgia de artroplastia do joelho pode acontecer por diversas causas. As causas mais comuns descritas na literatura médica são: desgaste progressivo dos implantes com o passar do tempo, técnica cirúrgica incorreta, implantes desalinhados, infecção, reabsorção óssea devido ao acúmulo de partículas de desgaste, osteoporose e traumatismos.

SINTOMAS DA SOLTURA DA PRÓTESE

Os sinais clínicos da soltura dos implantes da prótese de joelho costumam aparecer de forma gradual. O sintoma mais comum é dor no joelho, principalmente no momento de apoiar o peso do corpo sobre o joelho. Inchaço persistente, estalos e barulhos anormais ao caminhar, sensação de instabilidade ou frouxidão e diminuição da mobilidade do joelho são outros sintomas comuns. Nos casos de soltura séptica associam-se os sintomas de infecção.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da soltura da prótese de joelho é feito pela história clínica, exame físico do joelho e exames complementares de imagem. Os exames mais solicitados pelos médicos especialistas são o RX, a tomografia computadorizada e a cintilografia óssea. Havendo suspeita de infecção concomitante são solicitados ainda exame de sangue e análise completa laboratorial do líquido sinovial coletado através de uma artrocentese.

SOLTURA PRÓTESE JOELHO

TRATAMENTO

O tratamento da soltura da prótese de joelho é a cirurgia de revisão. A prótese antiga é retirada e uma nova prótese é implantada. A cirurgia de revisão da prótese de joelho é um procedimento mais complexo do que a cirurgia primária, especialmente nos casos onde existe perda óssea e/ou infecção. Próteses especiais e enxertos ósseos podem ser necessários em alguns casos.

PROGNÓSTICO

Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, a maioria dos pacientes consegue recuperar boa parte da função do joelho.

CUIDADOS PARA EVITAR A SOLTURA

Pacientes que foram submetidos à cirurgia de prótese de joelho precisam tomar alguns cuidados para evitar a soltura da prótese. Evitar atividades de impacto, manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade e comparecer às consultas de acompanhamento depois da cirurgia são cuidados muito importantes. Alguns médicos apregoam que o paciente com prótese de joelho pode fazer esportes como correr, jogar futebol ou tênis. O ideal é evitar esses tipos de atividades para evitar complicações como a soltura dos implantes. O paciente com prótese de joelho deve procurar fazer atividades físicas de baixo impacto para o joelho.