
SINOVIÓLISE E SINOVECTOMIA DO JOELHO
Sinoviólise e sinovectomia do joelho são procedimentos que podem ser indicados no tratamento de várias patologias que cursam com sinovite. Várias condições médicas envolvendo o joelho, que é uma articulação sinovial, podem cursar com o comprometimento da membrana sinovial, resultando em dores persistentes, inchaço, rigidez e limitações dos movimentos. Em alguns casos o tratamento indicado para essas condições é a sinoviólise ou até mesmo a sinovectomia do joelho.
MEMBRANA SINOVIAL
O joelho é uma articulação sinovial. O que caracteriza esse tipo de articulação é a presença do espaço articular onde os ossos revestidos por cartilagem se articulam. Esse espaço é hermeticamente fechado pela cápsula articular. As paredes da cápsula articular internamente são revestidas por um tecido histológico especializado chamado de membrana sinovial ou, simplesmente, sinóvia. A membrana sinovial produz o líquido sinovial que é o líquido lubrificante natural das articulações. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Muitas doenças do joelho podem provocar sinovite, que é o processo inflamatório da membrana sinovial. Existem situações onde a inflamação da sinóvia é tão intensa que procedimentos como a sinoviólise ou a sinovectomia podem ser indicados.
SINOVIÓLISE
Sinoviólise é o procedimento médico não cirúrgico indicado para romper e dissolver aderências dentro do joelho causadas por sinovite ou fibrose. A sinoviólise é feita com a infiltração intra-articular de medicamentos contendo enzimas, corticóides, anestésicos, tetróxido de ósmio, ácido hialurônico ou soluções salinas hipertônicas. A injeção dessas substâncias no espaço articular ajuda a quebrar fibroses e aderências entre os tecidos moles dentro da articulação.

SINOVECTOMIA
Sinovectomia é a ressecção cirúrgica da membrana sinovial. A sinovectomia pode ser parcial ou total. A sinovectomia parcial pode ser feita através de artroscopia. Já a sinovectomia total é feita através de uma artrotomia para ampla exposição da sinóvia doente.
INDICAÇÕES
A sinoviólise do joelho é indicada para casos de rigidez articular causada por fibroses e aderências que se desenvolvem dentro do espaço articular devido a processos inflamatórios crônicos, traumatismos ou após cirurgias. Restaurar a mobilidade articular é o principal objetivo da sinoviólise. Já a sinovectomia é indicada para casos onde o comprometimento da membrana sinovial pela inflamação é mais extenso. As indicações mais comuns para uma sinovectomia do joelho são: artrite reumatóide, artropatia hemofílica, artrofibrose, lipoma arborescente e sinovite vilonodular pigmentada. A sinovectomia, quando o comprometimento sinovial é limitado, pode ser feita por artroscopia. Nos casos de comprometimento sinovial extenso a indicação é que a sinovectomia seja feita através de uma artrotomia. Diminuir a dor, diminuir o inchaço, melhorar a mobilidade articular e evitar danos à cartilagem hialina são os principais objetivos da sinovectomia.
RECUPERAÇÃO
A recuperação do joelho submetido à sinoviólise ou sinovectomia varia muito e depende do grau da sinovite, da extensão do comprometimento sinovial e da condição médica subjacente que provocou o processo inflamatório. Em todos os casos sessões de fisioterapia são fundamentais para restaurar a amplitude de movimentos e fortalecer os músculos do joelho.