
MOBILIZAÇÃO PATELAR
Mobilização patelar é uma técnica terapêutica, realizada por fisioterapeutas, para reabilitação do joelho lesionado ou recém-operado. A mobilização da patela faz parte de diversos protocolos de fisioterapia para o joelho e tem como objetivos principais aliviar a dor e restaurar a mobilidade da articulação. A patela tem papel fundamental na biomecânica da articulação do joelho, sendo o centro do mecanismo extensor. Ela funciona como apoio para o músculo quadríceps femoral e todos os movimentos do joelho dependem da boa mobilidade da patela.
MOBILIZAÇÃO PATELAR
Mobilização patelar é um tipo de manobra manual utilizada por fisioterapeutas para melhorar a mobilidade da patela. Ela pode ser executada apenas com as mãos ou com auxílio de instrumentos. A patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. Ela é o centro do mecanismo extensor. O mecanismo extensor do joelho é uma complexa estrutura anatômica responsável pela extensão da perna e também pela estabilização da patela na tróclea femoral. Ele é formado pelo músculo quadríceps femoral, tendão quadricipital, patela, tendão patelar e tuberosidade anterior da tíbia, além da gordura de Hoffa e dos ligamentos patelofemorais. A patela, em casos de lesões do joelho ou após cirurgias, pode deixar de se mover de forma adequada na tróclea do fêmur, resultando em desconforto, dor, comprometimento da articulação patelofemoral e, consequentemente, comprometimento da própria função do joelho. A mobilização patelar é aplicada para aumentar a mobilidade da patela, ajustando o seu movimento dentro da articulação patelofemoral, melhorando assim a distribuição da pressão e aliviando os sintomas dolorosos.
COMO FUNCIONA
A técnica da mobilização patelar envolve a aplicação de movimentos suaves e controlados na patela, com a intenção de restaurar a sua mobilidade normal. Instrumentos podem ser usados para execução da técnica. O fisioterapeuta pode realizar uma série de manobras específicas, como deslizamentos e deslocamentos da patela para diferentes direções – superior, inferior, medial e lateral. A ideia é permitir que a patela se movimente livremente e sem dor, favorecendo o alinhamento adequado e a função plena do joelho. Os movimentos também ajudam na restauração da propriocepção do joelho, que costuma ser comprometida nas lesões ou após cirurgias do joelho. Existem diferentes tipos de mobilização da patela, que variam de acordo com o diagnóstico do paciente e a gravidade da condição. A mobilização patelar costuma ser associada a outras formas de tratamento como alongamentos, fortalecimento muscular e exercícios proprioceptivos, a fim de otimizar os resultados e acelerar a recuperação.

BENEFÍCIOS
Os exercícios para movimentação da patela trazem uma série de benefícios para os pacientes que estão reabilitando o joelho. Os principais benefícios são: alívio da dor, aumento da mobilidade articular, melhora da função do joelho e prevenção de lesões. A prevenção de lesões é muito importante, principalmente para atletas e pessoas que praticam atividades físicas regularmente.
INDICAÇÕES
A técnica de mobilização patelar é indicada para uma variedade de condições ortopédicas que comprometem o joelho. As indicações mais frequentes são: condromalácia patelar, artrose, artrose patelofemoral, tendinite patelar, tendinite quadricipital e no pós-operatório de qualquer cirurgia de joelho.
ESPECIALISTA
A mobilização patelar é uma abordagem terapêutica altamente eficaz para o tratamento de diversas condições do joelho e deve ser feita apenas por profissionais treinados, como fisioterapeutas, que possuem o conhecimento necessário para avaliar a condição da articulação e aplicar a técnica de maneira segura.