LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR E ARTROSE NO JOELHO

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR E ARTROSE NO JOELHO

O ligamento cruzado anterior (LCA) é o principal ligamento do joelho. Ele orienta os complexos movimentos articulares juntamente com os outros ligamentos ( colateral medial, colateral lateral e cruzado posterior ) e os meniscos.

DESEQUILÍBRIO ARTICULAR

A harmonia dos movimentos articulares do joelho pode ser quebrada se qualquer um dos ligamentos e/ou meniscos sofrer alguma lesão. O desequilíbrio articular provocado pela lesão, que altera a cinemática do joelho, pode provocar um rápido desgaste da cartilagem.

FALSEIO

A rotura do LCA é considerada a pior lesão do joelho porque o desequilíbrio articular que ela provoca é bastante significativo. O paciente chega a sentir o joelho “saindo do lugar” nos movimentos giratórios depois da lesão. Esse fenômeno é conhecido como falseio articular e é o sinal mais claro da instabilidade articular provocada pela ausência do ligamento íntegro.

CARTILAGEM

As forças necessárias para romper o ligamento cruzado anterior são fortes o suficiente para danificar a cartilagem articular e a própria estrutura óssea. Nas imagens do exame de ressonância magnética do joelho, que teve o LCA rompido recentemente, há um padrão de contusão óssea bastante significativo. Algumas vezes observa-se até uma pequena fratura óssea ( fratura de Segond ). Os danos causados à cartilagem, no joelho que teve o LCA rompido, se iniciam com a contusão traumática e depois continuam com a instabilidade articular, o que determinará o desenvolvimento de artrose em mais de 50% dos casos.

LCA E ARTROSE NO JOELHO

CIRURGIA

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior deve ser feita logo após a sua lesão para evitar o desenvolvimento de instabilidade crônica. Um período de três a quatro semanas de repouso após o traumatismo é necessário para que o joelho desinche, esteja indolor, desinflamado e com amplitude de movimento normal. Essa medida é importante para evitar a artrofibrose.

ARTROSE

Mesmo após a cirurgia de reconstrução do LCA, que objetiva estabilizar o joelho, um quadro de artrose pode se desenvolver nos 10 anos seguintes à lesão devido à contusão condral ocorrida no momento da rotura ligamentar.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O joelho operado para reconstrução do LCA deve ser avaliado anualmente pelo cirurgião através do exame de ressonância magnética. Sinais de comprometimento da cartilagem devem ser tratados com a aplicação articular de ácido hialurônico. Esse tratamento é chamado de viscossuplementação e apresenta excelentes resultados para evitar a progressão da artrose.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento