LESÃO OSTEOCONDRAL NO JOELHO

LESÃO OSTEOCONDRAL NO JOELHO

Lesões osteocondrais são relativamente comuns no joelho. São lesões que se caracterizam por uma ruptura ou fratura na cartilagem, com algum comprometimento concomitante do osso subcondral. A cartilagem é um tecido bastante delicado, que pode ser rasgada, esmagada ou danificada com certa facilidade.

SINTOMAS

Dor e inchaço são os sintomas mais comuns das lesões osteocondrais no joelho. A dor é mais intensa quando se anda. Muitas vezes, em casos de traumatismos, esses sintomas duram alguns dias e depois passam, voltando alguns anos depois quando a lesão osteocondral está maior. Alguns pacientes podem ter também estalos e/ou falseios. As lesões osteocondrais no joelho costumam evoluir para artrose.

FATORES DE RISCO

As lesões osteocondrais costumam estar relacionadas a pequenos traumatismos repetitivos do joelho ou a entorses. As entorses são mais comuns nos indivíduos que praticam esportes como futebol, basquetebol e voleibol. Alguns estudiosos sugerem uma predisposição genética para as lesões osteocondrais no joelho, mas esta teoria nunca foi provada.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de uma lesão osteocondral no joelho é feito pelo exame de ressonância magnética.

TRATAMENTO

Lesões osteocondrais no joelho de crianças costumam ser tratadas com a imobilização da articulação. Em adultos o tratamento costuma ser cirúrgico na maioria das vezes. A cirurgia pode ser feita por artroscopia. A cartilagem danificada é regularizada ( condroplastia ) e pequenos furos podem ser feitos no leito ósseo para estimulação da cicatrização local ( microfraturas ). Danos extensos em pacientes mais velhos costumam ser tratados com artroplastia.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento