LESÃO OSTEOCONDRAL NO JOELHO

Lesões osteocondrais são relativamente comuns no joelho. São lesões que se caracterizam por uma ruptura ou fratura na cartilagem, com algum comprometimento concomitante do osso subcondral. A cartilagem é um tecido bastante delicado, que pode ser rasgada, esmagada ou danificada com certa facilidade.

Dor e inchaço são os sintomas mais comuns das lesões osteocondrais no joelho. A dor é mais intensa quando se anda. Muitas vezes, em casos de traumatismos, esses sintomas duram alguns dias e depois passam, voltando alguns anos depois quando a lesão osteocondral está maior. Alguns pacientes podem ter também estalos e/ou falseios. As lesões osteocondrais no joelho costumam evoluir para artrose.

FATORES DE RISCO

As lesões osteocondrais costumam estar relacionadas a pequenos traumatismos repetitivos do joelho ou a entorses. As entorses são mais comuns nos indivíduos que praticam esportes como futebol, basquetebol e voleibol. Alguns estudiosos sugerem uma predisposição genética para as lesões osteocondrais no joelho, mas esta teoria nunca foi provada.

O diagnóstico de uma lesão osteocondral no joelho é feito pelo exame de ressonância magnética.

Lesões osteocondrais no joelho de crianças costumam ser tratadas com a imobilização da articulação. Em adultos o tratamento costuma ser cirúrgico na maioria das vezes. A cirurgia pode ser feita por artroscopia. A cartilagem danificada é regularizada ( condroplastia ) e pequenos furos podem ser feitos no leito ósseo para estimulação da cicatrização local ( microfraturas ). Danos extensos em pacientes mais velhos costumam ser tratados com artroplastia.