EXERCÍCIOS PARA DOR NO JOELHO

EXERCÍCIOS PARA DOR NO JOELHO

Quais são os melhores exercícios para dor no joelho? Quais são os exercícios indicados pelos especialistas para diminuir a dor no joelho? Essas são duas dúvidas bastante frequentes entre os pacientes que estão sentindo dor no joelho e querem continuar fazendo as suas atividades físicas rotineiras ou que desejam fazer algum exercício para amenizar a dor que estão sentindo no joelho. O ideal é não continuar fazendo atividades físicas quando existe dor no joelho e consultar um médico ortopedista para descobrir a causa da dor. Dependendo do diagnóstico, as atividades físicas podem estar piorando uma lesão ou doença articular. Existem estruturas no joelho, como a cartilagem, que podem sofrer danos irreparáveis. Pacientes com dor no joelho só devem fazer exercícios com orientação médica e depois de ter sido diagnosticada a causa da dor.

DOR NO JOELHO

Dor no joelho é a dor musculoesquelética referida pelo paciente na região da articulação do joelho. Ela pode ter origem nas estruturas anatômicas do joelho ou à distância da articulação. Dor no joelho é o principal sintoma que leva um paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Dor é a sensação ruim que sentimos quando alguma coisa não está bem no nosso organismo. Não é normal sentir dor no joelho. A dor é um aviso do corpo, um sinal de alerta de que alguma coisa não está certa. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele pode ser acometido por diversas lesões e doenças. Cada uma dessas condições médicas tem suas características próprias. Isso faz com que o tratamento de cada uma delas seja diferente. Existem exercícios que são indicados e exercícios que são proibidos para cada diagnóstico dos diferentes problemas do joelho. Um exercício que pode ser indicado para determinado diagnóstico pode ser totalmente contraindicado para um diagnóstico diferente. Daí a necessidade de se descobrir a causa da dor para que o médico especialista possa orientar se o paciente pode fazer exercícios. Em caso positivo, o médico irá orientar o paciente sobre quais são os exercícios que podem ser feitos e quais são os exercícios que devem ser evitados. Atividades de alto impacto, como corridas, e aquelas que forçam muito o joelho, como agachamentos, quase sempre são contraindicadas quando existe o sintoma de dor no joelho.

EXERCÍCIOS DOR JOELHO

RISCOS DESNECESSÁRIOS

Fazer exercícios com dor no joelho sem saber a causa da dor é expor o joelho a riscos desnecessários. A complexa articulação do joelho é formada por várias estruturas anatômicas como ossos, cápsula articular, cartilagem, meniscos, ligamentos, tendões, nervos, vasos sanguíneos, etc… Todas essas estruturas podem ser acometidas por lesões ou doenças. A dor é o principal sintoma do comprometimento das estruturas do joelho. Fazer exercícios sentindo dor no joelho pode agravar o problema que está causando a dor. Existem ainda outros riscos como, por exemplo, o risco de instabilidade articular e quedas devido à piora da dor durante a prática de exercícios.

EXERCÍCIOS PARA JOELHO

Os exercícios indicados para o joelho incluem exercícios de fortalecimento muscular, exercícios de alongamento muscular e exercícios para melhora da propriocepção articular. A combinação deles, para cada paciente, depende do diagnóstico da causa da dor. A prescrição dos exercícios só pode ser feita depois que se tem um diagnóstico.

ESPECIALISTA

Praticantes de atividades físicas que estão sentindo dor no joelho devem parar as suas atividades e consultar um médico ortopedista especialista em joelho para descobrir a causa da dor e receber orientações corretas quanto aos exercícios que podem ser feitos e os exercícios que devem ser evitados.