DOR NO JOELHO EM IDOSOS

Dor no joelho em idosos é uma condição clínica bastante comum. Conforme as pessoas envelhecem, os joelhos começam a doer. E ninguém quer ter a mobilidade prejudicada na velhice ou ficar dependente de remédios para dor no joelho. Anti-inflamatórios, como todos sabem, não devem ser usados por pessoas de idade porque seus efeitos colaterais podem prejudicar vários órgãos como estômago, fígado e rins. O que pode ser feito para manter a boa forma dos joelhos e evitar as dores que costumam afetá-los na velhice?

DOR NO JOELHO EM IDOSOS

A dor no joelho em pessoas idosas costuma ser causada pelo próprio envelhecimento do nosso organismo. Nossos joelhos têm a fantástica função de suportar todo o peso do nosso corpo. Cada passo que você dá, quando anda, gera uma pressão enorme no joelho, cerca de uma vez e meia o peso corporal. Damos muitos passos durante toda a nossa vida. Estudos mostraram que, quando chega aos 80 anos de idade, uma pessoa terá andado, desde que nasceu, uma distância aproximada de 5 voltas ao redor do planeta Terra ou algo próximo de 200.000 quilômetros! Não é de se estranhar, portanto, que alguma dor apareça nos joelhos à medida que envelhecemos.

DOR JOELHO IDOSOS

CAUSAS DA DOR NO JOELHO EM IDOSOS

A dor no joelho em idosos pode ser resultado do uso excessivo, de uma lesão ou de alguma doença. O simples fato de usar muito o joelho no dia a dia pode deixá-los doloridos na velhice. Lesões envolvendo os músculos, tendões, ligamentos e meniscos podem resultar em dor no joelho na velhice. Doenças articulares, como artrose, artrite e gota são causas comuns de dor no joelho em idosos. A artrose, que é a doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, é a patologia que mais acomete o joelho e os seus sintomas são mais evidentes depois dos 60 anos de idade. Em casos de artrose avançada, o joelho doente poderá ser substituído por implantes. O procedimento é chamado de artroplastia ou cirurgia de prótese de joelho.

O QUE FAZER?

Não quero esse destino de dor no joelho e limitação da mobilidade na minha velhice. Não quero saber de dor no joelho na velhice! Tem alguma coisa que eu possa fazer para manter a saúde dos meus joelhos? Cuidar dos joelhos durante a juventude pode garantir uma boa velhice. Exercícios apropriados, cuidar do peso corporal e usar calçados adequados, segundo vários estudos, podem ajudar a evitar a dor no joelho em pacientes idosos. A qualidade de vida de uma pessoa idosa com problemas no joelho pode ser muito prejudicada.

DOR NO JOELHO DO IDOSO

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercícios de baixo impacto, associando fortalecimento e alongamento muscular ajudam a manter os joelhos saudáveis. Atividades de impacto ou o uso excessivo do joelho deve ser evitado depois dos 50 anos de idade. Atividades na água e bicicleta são excelentes exercícios para os joelhos.

PESO CORPORAL

Os joelhos suportam o peso do corpo. Manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade é essencial para que a articulação do joelho não suporte pressão em excesso. O joelho, biomecanicamente falando, funciona como uma alavanca que multiplica o peso do corpo quando é fletido. A dor no joelho em idosos pode, muitas vezes, ser resolvida apenas com a redução do peso corporal.

CALÇADOS ADEQUADOS

Pessoas com idade acima dos 60 anos devem preferir usar calçados leves e com bom sistema de amortecimento. Os tênis próprios para caminhadas são os melhores calçados para proteção do joelho do idoso.