BICICLETA PARA ARTROSE

BICICLETA E ARTROSE NO JOELHO

Quem tem artrose no joelho deve fazer exercícios físicos com o joelho doente. Só que precisa ter cuidado porque os exercícios não podem sobrecarregar o joelho para não aumentar o desgaste da cartilagem. Caminhadas, corridas e atividades de impacto precisam ser evitadas. As melhores atividades físicas para quem tem artrose no joelho são aquelas feitas dentro da água. Natação e hidroginástica são excelentes. Mas existem pessoas que não gostam e/ou não têm acesso a uma piscina para fazer exercícios. Para essas pessoas temos que pensar em outros tipos de exercícios sem impacto e fora da água. A melhor opção, nesses casos, é fazer exercícios usando uma bicicleta.

CÍRCULO VICIOSO DA DOR DA ARTROSE

Existe um círculo vicioso da dor da artrose no joelho. A pessoa tem artrose. A artrose provoca dor no joelho. O paciente movimenta menos o joelho atrósico porque ele está dolorido. Mexendo menos o joelho a dor da artrose aumenta. Esse círculo vicioso precisa ser quebrado. Isso é feito com exercícios. O joelho artrósico exercitado é menos sintomático.

BICICLETA

Um estudo publicado no The Journal of Rheumatology concluiu que exercícios na água e/ou na bicicleta reduzem significativamente os sintomas de quem tem artrose no joelho. Quem faz exercícios na bicicleta percebe redução da dor e melhora da mobilidade do joelho, além de diminuir o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. E, como bônus, há ainda uma significativa melhora da aptidão cardiovascular, melhora do humor e diminuição da pressão arterial.

TIPO DE BICICLETA

A bicicleta pode ser estacionária ou não. Bicicletas estacionárias podem ser usadas em casa, sem necessidade de sair nas ruas. Mas o contato com a natureza pode ser interessante e mais gostoso quando se usa a bicicleta comum. É uma questão de gosto e de segurança.

AQUECIMENTO

Os movimentos iniciais devem ser leves e suaves, para aquecer a articulação. Nunca devem provocar dor. O aquecimento deve durar 10 minutos.

INTENSIDADE

Depois do aquecimento pode-se começar os movimentos com baixa resistência. No início as pedaladas devem durar poucos minutos. Com o passar do tempo, à medida que se aumenta a capacidade aeróbica, pode-se aumentar o tempo e a intensidade dos movimentos ( aumento da resistência ). O objetivo é chegar a 150 minutos de exercícios aeróbicos, moderadamente intensos, por semana. Ou seja, 30 minutos por dia durante 5 dias da semana. O exercício é moderadamente intenso quando você ainda consegue manter uma conversa com alguém durante o exercício, sem ter que parar de pedalar. Se o joelho começar a doer, deve-se diminuir a intensidade das pedaladas. Os exercícios não podem provocar dor. Em caso de dúvidas, consulte o médico ortopedista que trata da artrose do seu joelho.

WhatsApp
(41) 98824-3384
Cadastro
Agendamento