ALERGIA À PRÓTESE DE JOELHO

ALERGIA À PRÓTESE DE JOELHO

Alergia à prótese de joelho é uma condição incomum que, quando presente, pode comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente. Com o aumento do número de cirurgias de artroplastia total do joelho, cresce também o interesse em compreender possíveis reações adversas aos materiais usados na fabricação dos implantes. Embora a maioria dos pacientes conviva bem com a prótese, alguns pacientes podem apresentar hipersensibilidade aos metais e/ou outras substâncias presentes nos componentes da prótese. A alergia à prótese de joelho produz sintomas semelhantes a outras condições, como a infecção pós-artroplastia.

ALERGIA À PRÓTESE DE JOELHO

Alergia à prótese de joelho é uma reação do sistema imunológico aos materiais presentes nos implantes, como níquel, cromo e cobalto. Esses metais fazem parte da composição das ligas metálicas de muitos modelos de prótese de joelho devido às suas durabilidades e resistências. Porém, indivíduos sensíveis a esses metais podem desenvolver inflamações persistentes após a cirurgia de artroplastia do joelho. A alergia à prótese de joelho é uma condição rara. Na maioria dos casos, sintomas como dor e desconforto após a cirurgia costumam estar relacionados a outros fatores, como má posição dos implantes, soltura da prótese ou infecção. O diagnóstico de alergia à prótese de joelho é lembrado somente depois que esses outros fatores mais comuns são descartados.

METAIS

Os componentes metálicos das próteses de joelho são feitos de ligas metálicas especiais compostas de vários metais. Essas ligas metálicas precisam ser resistentes, duráveis e biocompatíveis. Cada marca de implantes tem a sua composição metálica própria, que costuma ser uma combinação de cobalto, cromo, níquel, titânio, zircônio, molibdênio e aço inoxidável. O níquel é o metal que mais causa alergia no ser humano, seguido do cobalto e do cromo. Pacientes alérgicos ao níquel desenvolvem sintomas alérgicos quando entram em contato com bijuterias, botões, zíperes, relógios, óculos, telefones celulares, moedas ou qualquer outra coisa que contenha o metal. A causa mais comum de alergia à prótese de joelho é a hipersensibilidade a metais, especialmente o níquel, que é um dos alérgenos mais comuns na população geral. Pessoas com alergia a bijuterias, botões, relógios, etc… podem desenvolver alergia aos implantes da prótese de joelho. Outros possíveis alérgenos relacionados à cirurgia de prótese de joelho incluem reação ao cimento ósseo, reação a antibióticos presentes em alguns cimentos ósseos e sensibilidade aos revestimentos especiais usados em alguns implantes.

ALERGIA PRÓTESE JOELHO

SINTOMAS

Os principais sintomas de alergia à prótese de joelho são: dor persistente no joelho, mesmo meses após a cirurgia, rigidez articular, limitação dos movimentos do joelho, vermelhidão, calor local, inchaço, sensação de queimação e inflamação sem causa aparente. Esses sintomas também podem estar associados a outros problemas pós-operatórios mais comuns. Daí a necessidade de avaliação médica especializada.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de que a prótese de joelho está provocando alergia pode ser desafiador e exige uma análise detalhada do quadro clínico. O diagnóstico costuma ser feito pela história detalhada do caso, exame físico do joelho operado e exames complementares. Exames de sangue, RX, tomografia computadorizada, cintilografia óssea, teste de alergia a metais e análise completa do líquido sinovial são os exames solicitados pelos médicos especialistas. O diagnóstico de alergia costuma ser por exclusão, após descartar infecção, soltura ou desalinhamento dos implantes.

TRATAMENTO

O tratamento da alergia provocada pela prótese de joelho depende da intensidade dos sintomas. Casos leves podem ser tratados com medicamentos anti-inflamatórios e, a critério de um médico alergologista, também com medicamentos antialérgicos. Casos persistentes ou que apresentam sintomas intensos podem precisar de nova cirurgia para troca dos implantes alergênicos por implantes hipoalergênicos. Esses implantes são feitos com titânio, zircônio, cerâmica e outros componentes que reduzem o risco de alergias.