DERRAME ARTICULAR

DERRAME ARTICULAR

Derrame articular é um termo médico que assusta muitas pessoas. A palavra derrame está associada, popularmente, ao acidente vascular cerebral ( AVC ) mas, quando se refere a uma articulação, o significado é diferente. O derrame articular no joelho não tem relação com comprometimento vascular. Derrame articular é a principal causa de inchaço no joelho. Quando o joelho está inchado é comum as pessoas dizerem que estão com água no joelho. O termo médico para o acúmulo de líquido numa articulação é derrame articular. A formação de um derrame articular no joelho pode acontecer por vários motivos. Um joelho muito inchado provoca dor intensa e diminuição dos movimentos, o que leva o paciente a procurar ajuda médica. A expressão derrame articular é muito utilizada pelos médicos radiologistas nos laudos dos exames de ressonância magnética do joelho. A palavra derrame pode causar apreensão no paciente.

DERRAME ARTICULAR

Derrame articular é o termo médico usado para descrever o excesso de líquido dentro de uma articulação. O joelho, por ser a maior articulação do nosso corpo, pode comportar grande quantidade de líquido no seu interior, sendo local frequente de grandes derrames articulares. Na presença de um derrame articular o paciente percebe seu joelho inchado. O inchaço no joelho é um dos principais motivos que levam o paciente a procurar atendimento médico, principalmente quando ele é acompanhado de dor.

LÍQUIDO SINOVIAL

Dentro do joelho existe uma pequena quantidade de líquido chamado líquido sinovial, que é produzido pela sinóvia, o tecido que reveste as paredes internas da articulação. O líquido sinovial é responsável, entre outras coisas, pela lubrificação e nutrição da cartilagem. Num adulto normal, o volume de líquido sinovial no joelho é de aproximadamente 6 ml. As características físico-químicas do líquido sinovial é diferente entre as pessoas. O líquido sinovial do joelho de um jovem saudável, por exemplo, é diferente do líquido sinovial do joelho artrósico de um idoso. Da mesma forma, o líquido sinovial do joelho de um atleta é diferente do líquido sinovial do joelho de uma pessoa sedentária. O líquido sinovial é produzido e absorvido constantemente pela sinóvia para que seja sempre renovado.

DERRAME ARTICULAR JOELHO

TECIDO SINOVIAL

O tecido sinovial, também conhecido como membrana sinovial ou apenas sinóvia, é o tecido histológico conjuntivo especializado que reveste as paredes internas de uma articulação sinovial, bainhas de tendões e bursas. A função da membrana sinovial é produzir e manter renovado o líquido sinovial. A sinóvia é um tecido ricamente vascularizado e inervado. O líquido sinovial que ela produz é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo acrescido de ácido hialurônico pelos sinoviócitos.

SINOVIÓCITO

Sinoviócito é a célula principal do tecido sinovial. Ele é responsável por manter a barreira hemossinovial e por produzir o líquido sinovial. Os sinoviócitos são classificados em dois tipos: sinoviócitos do tipo A e sinoviócitos do tipo B. Os sinoviócitos do tipo A são macrófagos e são responsáveis pela limpeza da articulação. São os sinoviócitos do tipo A que removem os resíduos do espaço articular. Os sinoviócitos do tipo B produzem ácido hialurônico, colágeno e fibronectina, que são constituintes do líquido sinovial normal. Os sinoviócitos não são identificados frequentemente no líquido sinovial.

SINOVITE E DERRAME ARTICULAR

Sinovite é o processo inflamatório da sinóvia. Quando existe sinovite a sinóvia irritada produz líquido sinovial em excesso. O joelho, então, incha. Traumatismos, doenças reumáticas, lesões nos meniscos, lesões na cartilagem e artrose são as causas mais comuns de sinovite. A sinóvia é um tecido ricamente inervado. Por esse motivo uma sinovite provoca dor no joelho.

DERRAME ARTICULAR NO JOELHO

COMPOSIÇÃO DO DERRAME ARTICULAR

O derrame articular mais comumente é formado por excesso de líquido sinovial, mas também pode conter sangue, pus ou uma mistura deles. Derrames articulares com sangue geralmente têm origem em traumatismos como contusões, roturas ligamentares ou lesões meniscais. Nos casos de fraturas intra-articulares o derrame articular pode ser formado por sangue e gotículas de gordura que extravasam da medular óssea.

PUNÇÃO ARTICULAR

Quando o derrame articular é muito volumoso e a dor no joelho é muito intensa, o médico especialista pode fazer uma artrocentese ou punção articular. O excesso de líquido intra-articular é retirado do joelho com uma seringa e agulha. Popularmente as pessoas dizem que tiraram água do joelho. O líquido coletado costuma ser encaminhado para análise laboratorial. A punção articular do joelho para retirada do derrame articular traz grande alívio para o paciente.

ANÁLISE DO DERRAME ARTICULAR

O líquido coletado na punção articular deve ser enviado para análise laboratorial. No laboratório o material coletado será analisado quando às suas características físicas ( aspecto, cor, densidade e pH ), citologia e citometria, pesquisa de cristais com luz polarizada, presença de ácido úrico, concentração da glicose, concentração de proteínas e bacterioscopia.

ESPECIALISTA

Não é normal o joelho inchar. Inchaço no joelho é sinal de que alguma coisa não está bem. Diversas lesões e doenças podem fazer o joelho desenvolver um derrame. Derrames articulares devem ser avaliados e tratados por um médico ortopedista especialista em joelho.