VENTOSAS NO JOELHO

VENTOSAS NO JOELHO

Você já deve ter visto na internet atletas famosos, de diferentes esportes, usando ventosas no joelho. Ventosaterapia é uma técnica terapêutica que chamou a atenção das pessoas alguns anos atrás quando atletas famosos e celebridades apareceram em público com as marcas roxas que a terapia deixa no corpo após as aplicações. As ventosas podem ser aplicadas no joelho para o tratamento de diversas lesões e doenças. A ventosaterapia no joelho é adotada como técnica terapêutica por muitos fisioterapeutas.

VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia é uma técnica milenar, muito antiga, que teve origem na China e depois foi divulgada entre os egípcios e outros povos do Oriente Médio. Pouco tempo depois já estava sendo praticada na Europa. A técnica foi sendo estudada e aperfeiçoada e nos dias de hoje está disponível em todo o mundo para o tratamento de diversas enfermidades. A aplicação de ventosas no joelho é bastante disseminada nos departamentos de fisioterapia que atendem atletas, principalmente nos clubes de futebol profissional.

VENTOSAS PARA JOELHO

VENTOSAS NO JOELHO

A ventosaterapia no joelho é feita através da aplicação de pequenas ventosas ao redor da articulação. As ventosas são pequenos copos aquecidos aplicados diretamente na pele para criar um efeito de sucção que provoca vácuo. Algumas ventosas criam vácuo através de bombas que retiram um pouco do ar do seu interior. Existem também equipamentos eletrônicos computadorizados que fazem automaticamente a sucção das ventosas. O objetivo da sucção provocada pela ventosa no joelho é aumentar o fluxo sanguíneo no local da aplicação da ventosa. As aplicações duram de 30 minutos a uma hora. O tempo de aplicação depende do quadro clínico do paciente e da indicação do fisioterapeuta. Até 10 sessões podem ser necessárias para a obtenção de resultados satisfatórios.

INDICAÇÕES

A aplicação de ventosas no joelho não é indicada apenas para atletas. Qualquer paciente com problema no joelho pode ter a ventosaterapia incluída no seu protocolo de tratamento fisioterapêutico. O aumento do fluxo sanguíneo provocado pela aplicação das ventosas no joelho pode diminuir um processo inflamatório, diminuir um quadro de dor e aumentar o relaxamento muscular. A ventosaterapia funciona como uma massagem profunda do joelho. A artrose é a principal doença tratada com a aplicação das ventosas no joelho, mas a técnica pode ser indicada para várias condições ortopédicas. Alguns estudos demonstraram que a aplicação de ventosas no joelho tem a capacidade de estimular a produção do líquido sinovial. O líquido sinovial é o lubrificante e a fonte de nutrientes da cartilagem.

VENTOSATERAPIA NO JOELHO

CONTRA-INDICAÇÕES

Pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, epilépticos e hemofílicos não devem ser submetidos à ventosaterapia no joelho. Alguma restrição pode ser feita para pacientes com histórico de incidentes tromboembólicos nos membros inferiores e/ou varizes. Problemas dermatológicos, como eczema e psoríase, também podem contra-indicar a aplicação de ventosas na pele do joelho.

ESPECIALISTA

A aplicação de ventosas no joelho deve ser feita por um fisioterapeuta qualificado e experiente nesse tipo de terapia. Muitos fisioterapeutas se especializam em ventosaterapia e usam a técnica milenar, com ótimos resultados, no tratamento dos seus pacientes.