MASSAGEM DO JOELHO COM ARTROSE
Massagem, ou massoterapia, é a prática de aplicar forças compressivas ou vibrações sobre determinadas partes do corpo. É uma prática milenar. Massagens nos joelhos podem ser muito benéficas para pacientes com artrose. A massagem ajuda a diminuir a dor, a rigidez e/ou o inchaço articular, que são os principais sintomas da artrose.
MEDICAMENTOS
Remédios analgésicos e anti-inflamatórios, muito prescritos para o tratamento da artrose, têm efeitos colaterais importantes e não podem ser usados por muito tempo porque afetam o estômago, o fígado e os rins. A massagem é uma opção interessante que pode ajudar a diminuir a dosagem e o consumo de remédios para dor.
ESTUDOS
Diversos estudos concluíram que massagear o joelho com artrose pode trazer vários benefícios para os pacientes. Os mais importantes são: melhora da circulação sanguínea local, redução do inchaço, movimentação do líquido sinovial, redução da dor, diminuição da rigidez articular, melhora do tônus muscular e aumento da flexibilidade dos músculos que suportam e movimentam a articulação. O impacto desses benefícios interfere positivamente na qualidade de vida de quem tem artrose no joelho.
FISIOTERAPIA
Existem diversas técnicas de massagem. Recomendamos aos nossos pacientes uma avaliação com um fisioterapeuta, o profissional com formação superior que pode indicar as melhores técnicas para cada caso. Certas técnicas ou técnicas erradas podem ser inadequadas e até prejudiciais para o joelho artrósico.