
OSTEONECROSE DA PATELA
Osteonecrose da patela, também conhecida como necrose avascular da patela, é uma condição ortopédica rara e potencialmente incapacitante. A doença é caracterizada pela necrose do tecido ósseo da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A necrose óssea patelar pode causar dor intensa e limitação funcional se não for diagnosticada e tratada corretamente. A sequela principal da osteonecrose da patela é a degeneração da cartilagem patelar e consequente comprometimento da função da articulação patelofemoral.
OSTEONECROSE DA PATELA
A osteonecrose da patela acontece quando o tecido ósseo patelar necrosa devido à interrupção do seu suprimento sanguíneo. Trata-se de uma patologia não muito comum e frequentemente deixa de ser diagnosticada. A vascularização da patela é proveniente de um anel anastomótico formado por várias artérias: tibiais recorrentes anteriores, genicular suprema, genicular medial superior, genicular medial inferior, genicular lateral superior e genicular lateral inferior. Importante lembrar que a patela é um osso mal vascularizado porque é um osso sesamóide. Ossos sesamóides são aqueles localizados dentro de tendões. A patela encontra-se localizada no interior do tendão do aparelho extensor do joelho. O infarto ósseo da patela pode ter várias causas. A doença é potencialmente incapacitante se não for diagnosticada e tratada corretamente. Dor intensa na região anterior do joelho e limitação funcional são os sintomas mais comuns. Se não tratada corretamente, a necrose da patela pode levar à degeneração progressiva da articulação patelofemoral.
CAUSAS PRINCIPAIS
A osteonecrose da patela é bem menos comum do que a osteonecrose do fêmur distal e da tíbia proximal, que são os outros dois ossos do joelho. Essa doença patelar pode ser desencadeada por diversos fatores. Os mais comuns são: traumatismos diretos e de alta intensidade na região anterior do joelho, uso prolongado de corticóides, anemia falciforme, lúpus, artrite reumatóide, alcoolismo, tabagismo e cirurgias prévias no joelho.

SINTOMAS
Os sintomas de necrose óssea da patela variam de paciente para paciente e dependem diretamente da extensão do infarto ósseo. Dor na região anterior do joelho que piora com os movimentos, inchaço, sensibilidade ao toque da patela aumentada, estalos e falseios são os sintomas mais comuns.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de osteonecrose envolvendo a patela do joelho é feito pela história clínica, exame físico e exames complementares de imagem. A ressonância magnética e a cintilografia óssea são os dois exames que, juntos, fazem o diagnóstico da doença.
TRATAMENTO
O tratamento da patela que sofreu infarto ósseo dependerá da extensão do dano ao tecido ósseo. Diagnóstico precoce e tratamento corretos são importantes para o bom resultado do tratamento. Repouso, retirada de carga do joelho, órteses, anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos conservadores mais comuns. Casos graves e resistentes ao tratamento conservador podem precisar de intervenção cirúrgica. Descompressão óssea, subcondroplastia e artroplastia patelar são as cirurgias mais indicadas.